Trazendo contribuições importantes ao debate sobre a restauração ecológica no Brasil, a Rede de Sementes do Cerrado (RSC) participa, com sete trabalhos aprovados, da V Conferência Brasileira Sobre Restauração Ecológica. Este evento nacional, promovido pela Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE) com apoio do Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (NEMA) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), acontece entre os dias 8 e 12 de julho de 2024, nas cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE).
Destacando a relevância da participação da Rede na maior Conferência sobre restauração do país, a presidente da RSC, Anabele Gomes, adianta que os trabalhos aprovados reforçam a atuação da Rede, sobretudo, no que tange à restauração ecológica feita de forma inclusiva, envolvendo as comunidades cerratenses. “Com apoio da Araticum e do Redário, nós estamos levando coletores dos grupos das comunidades onde atuamos para compartilharem suas experiências. Além disso, apresentaremos nossas pesquisas, com ênfase nos capins e na comercialização de sementes do Cerrado para restauração. Nosso objetivo é representar, de forma abrangente, as atividades da Rede destacando a importância da relação entre a pesquisa acadêmica, comunidades e governos na restauração ecológica. Acreditamos que a SOBRE é um espaço fundamental para mostrar o que está sendo feito na academia e, ao mesmo tempo, valorizar o trabalho das comunidades, que produzem as sementes para a restauração", acrescenta a Presidente.
Palestrante da Sessão Simultânea que abordará o “Projeto Araticum: Aplicação dos Princípios da Restauração Inclusiva em Escala no Cerrado”, Fabrícia Santarém, representante da Rede de Sementes Geraizeiros, participa pela primeira vez da SOBRE. “Minha apresentação será voltada para nossas experiências com a coleta de sementes e com a restauração, pontuando os desafios enfrentados e ressaltando o lado bom e transformador que as sementes trazem para as nossas vidas. Pretendo mostrar as conquistas para nós coletores e também o quanto nós estamos trabalhando pelo futuro do nosso planeta”, completa Fabrícia que dividirá a palestra com Claudomiro Cortes da Associação de Coletores Cerrado de Pé e Valdomiro da Mota Brito da Cooperuaçu.
Trabalhos aprovados
Com oito trabalhos aprovados, a RSC apresentará temas de grande relevância durante a V Conferência. Os destaques incluem:
· Projeto Araticum: Aplicação dos Princípios da Restauração Inclusiva em Escala no Cerrado;
· Sementes de gramíneas nativas do Cerrado: insumos para restauração ecológica e seus desafios;
· Mercado de sementes: impulsionando Renda, Restauração e Conservação para povos do Cerrado;
· Produção de sementes de base comunitária no Cerrado;
· Redário: a articulação que leva escala ao mercado de sementes de base comunitária no Brasil;
· Restauração Ecológica no Cerrado: O Projeto Águas Cerratenses e suas contribuições sociais, econômicas e ambientais;
· Vellozia: animação sobre educação ambiental que inspira crianças na luta pela conservação do Cerrado;
· Restauração Ecológica no Cerrado: O Projeto Águas Cerratenses e suas contribuições sociais, econômicas e ambientais
Sobre 2024
Com o tema "Sobre+10: O Futuro da Restauração", em alusão à Década da Restauração proclamada pela ONU e aos 10 anos da SOBRE, a conferência promete uma programação rica e diversificada. Serão realizadas mesas-redondas, minicursos, exposições de trabalhos científicos, visitas de campo, estandes e apresentações culturais. Estudantes, gestores públicos, pesquisadores, ambientalistas e interessados na restauração ecológica terão a oportunidade de participar e se envolver ativamente no evento.
Desde sua fundação em 2014, a SOBRE tem sido uma plataforma vital para a disseminação de conhecimento científico e práticas de restauração ecológica no Brasil. A organização, que surgiu a partir da Rede Brasileira de Restauração Ecológica (REBRE), continua a promover debates e colaborações técnicas entre os principais atores do setor.
Publicado em 08/07/2024