Com o objetivo de discutir possíveis parcerias para o fortalecimento do Programa Reflorestar, representantes da Rede de Sementes do Cerrado (RSC) e da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri) se reuniram nesta quinta-feira, 19. O encontro, realizado no setor de Cadeias Produtivas da Bioeconomia da Seagri, foi marcado por discussões sobre como as instituições podem colaborar mutuamente, utilizando suas expertises para apoiar a restauração de áreas degradadas. A conversa focou na troca de conhecimentos e no entendimento das demandas de insumos, como sementes nativas, para futuras ações em Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reservas Legais (RL), com o intuito de avaliar oportunidades de cooperação técnica que possam ser formalizadas no futuro.
Jimena Stringuetti, coordenadora do Núcleo de Projetos da RSC, destacou que a principal pauta da reunião foi a colaboração entre as instituições. "Discutimos possíveis parcerias, especialmente com instituições que já têm informações e ações prontas e sugerimos algumas alternativas para o fornecimento de sementes", explicou Jimena. Outro ponto central da discussão foi a capacitação de produtores e profissionais envolvidos nas atividades de restauração, uma iniciativa vista como fundamental para complementar e fortalecer as ações do Reflorestar.
Ainda conforme a coordenadora do Núcleo de Projetos, durante a conversa, os representantes da Seagri mencionaram que a demanda pelo programa costuma vir diretamente dos produtores, seja pela necessidade de restaurar áreas para se manterem legalizados ou em decorrência de infrações ambientais. A reunião buscou articular uma parceria futura que permita a atuação conjunta no fornecimento de sementes e na capacitação técnica, de modo a ampliar o alcance e a eficácia das iniciativas do Reflorestar. A expectativa é que, com essa colaboração, o programa seja capaz de atender de forma mais eficiente às necessidades de restauração ambiental no Distrito Federal, promovendo um impacto positivo tanto no meio ambiente quanto nas comunidades envolvidas.
Participantes
Da RSC participaram do encontro a presidente da instituição, Anabele Gomes e a coordenadora do Núcleo de Projetos Jimena Stringuetti. Da Seagri estiveram presentes o Diretor de Cadeias Produtivas e Projetos Agropecuários, Fernando Costa, o chefe do Núcleo de Produção Sustentável, dentro da Gerência de Produção Vegetal - GEPEV/DICAP, João Ricardo Ramos Soares e o biólogo da GEPEV/DICAP, Gibran Daoud.
Publicado em 20/09/2024