Projetos

    Ativos

    Programa Adote uma Nascente

    O programa “Adote uma Nascente”, visa garantir a recuperação de nascentes em áreas degradadas e a preservação das que ainda não foram atingidas pela ação do homem.  A iniciativa, coordenada pelo Instituto Brasília Ambiental, prevê a adoção de nascentes do Parque Ecológico e Vivencial do Riacho Fundo I. O projeto é realizado pelo negócio de impacto VerdeNovo Sementes Nativas em parceria com a Rede de Sementes do Cerrado e conta com o apoio da CNP Brasil.

    As nascentes representam o nascimento de um curso de água, podendo ser ele grande ou pequeno. Apesar de toda a importância das nascentes para a vida nos mais diversos Biomas, estas têm sido afetadas pela degradação do meio ambiente, sendo ameaçadas pelo crescimento urbano desordenado, conversão de áreas naturais em agricultura e pastagens, pela poluição.  

    Compreendendo a importância e relevância da conservação e restauração das nascentes para o abastecimento hídrico, uma vez que a responsabilidade pelo uso consciente e proteção dos mananciais é um dever de toda a sociedade,  o Programa Adote uma Nascente atua na identificação, cadastro e compromisso de proteção das nascentes, presentes no Distrito Federal, através de ações em Áreas de Preservação Permanentes (APP), bem como a restauração ecológica com o objetivo de devolver as características originais do bioma.

    Vale lembrar que as nascentes podem ser adotadas por pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado. Dentre os objetivos gerais do projeto estão previstas ações diretas e indiretas para prevenção contra erosões, limpeza periódica para retirada de resíduos sólidos e vigilância.

     

    Parque Ecológico do Riacho Fundo

    Criado para garantir a diversidade biológica da fauna e flora, o Parque Ecológico e Vivencial do Riacho Fundo I abriga em seu interior diversas nascentes responsáveis pelo abastecimento do Distrito Federal e entorno, mas a degradação, principalmente em áreas próximas as nascentes, tem ameaçado a qualidade destes recursos hídricos.

    Dentro da área do parque foram selecionadas três nascentes em diferentes panoramas de degradação para serem adotadas pelo programa.   A restauração ecológica para as áreas em questão será baseada em ações de reestruturação de solo, cercamento, colocação de placas de identificação e restauração ativa. Serão priorizadas ações que utilizem insumos com menor custo e maior benefício, com foco na melhoria das condições iniciais do processo de restauração. 

    O financiador

     O programa “Adote uma Nascente” recebe o apoio do Instituto CNP Brasil que foi criado em 2017 para apoiar no alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O Instituto atua em parceria com as Organizações da Sociedade Civil em todo Brasil para enfrentar as desigualdades sociais e promover programas capazes de gerar oportunidades.

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30