Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Parque do Riacho Fundo: Técnica de semeadura direta utilizada na restauração traz benefícios e conservação para a nascente degradada

     

    Criado para garantir a diversidade biológica da fauna e flora, o Parque Ecológico e Vivencial do Riacho Fundo I abriga em seu interior diversas nascentes responsáveis pelo abastecimento do Distrito Federal e entorno, mas  a degradação, principalmente em áreas próximas as nascentes, tem ameaçado a qualidade destes recursos hídricos. Com o objetivo de promover a restauração ecológica e a conservação destes olhos d’água, três nascentes do Parque foram inseridas no projeto “Adote Uma Nascente”, que vem sendo desenvolvido pelo negócio de impacto VerdeNovo Sementes Nativas em parceria com a Rede de Sementes do Cerrado (RSC). A iniciativa conta com o apoio da CNP Brasil.

    Nomeadas como A, B e C, inúmeras ações são realizadas no entorno destas áreas. Com um plantio de mudas, realizado anteriormente, que tornou-se insuficiente para sua restauração, a área de aproximadamente 1 hectare da nascente B será restaurada pelo método de plantio denominado semeadura direta.  A bióloga e CEO da VerdeNovo Sementes Nativas, Bárbara Pachêco, destaca que com poucas manchas de capins nativos, o local foi invadido por espécies exóticas. “Esta nascente possui um solo brejoso, alagadiço, o que aumenta o desafio de restauração. A técnica da semeadura direta vai contribuir para que a área volte a ter características originais do Cerrado”, explica.

    Composta por várias etapas, a restauração da área já foi iniciada. “A semeadura direta vai trazer ganhos no fornecimento de serviços ecossistêmicos, pois aumentará a infiltração, a biodiversidade e proteção do solo com as espécies nativas que serão implantadas. Após o estudo do local, nós estamos aguardando que o local seque um pouco mais e depois já faremos o preparo do solo para que em novembro possa acontecer o plantio. Neste caso, faremos a semeadura com o uso de maquinários agrícola e nos pontos mais baixos, de muito alagamento será feita a capina manual e semeadura”, detalha Barbara Pachêco.

    Após o plantio, o grupo fará o cercamento e a colocação das placas que identificam a restauração no local. Vale ressaltar que, de suma importância para as comunidades locais, a nascente B passa no fundo das casas do Residencial Granja Modelo, está ao lado da escola pública infantil Ruralzinha e contribui para o abastecimento do Lago Paranoá.

    Publicado em 24/08/2021

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30