Águas Cerratenses: semear para brotar
Metadados
Objetivo Geral
Promover expansão da cadeia de produção regional de sementes nativas na região do Alto Médio da Bacia do Tocantins, por meio da restauração ecológica com sementes de capins, arbustos e árvores nativas do Cerrado em propriedades rurais.
Apresentação
O projeto Águas Cerratenses nasce do compromisso com a restauração ecológica e a valorização das comunidades tradicionais do Cerrado. Em alinhamento com as metas climáticas assumidas pelo Brasil no Acordo de Paris, o projeto contribui para a recomposição da vegetação nativa, fortalecendo as cadeias produtivas da restauração com enfoque na produção de sementes nativas.
Para atingir a meta nacional de restaurar 12 milhões de hectares até 2030, é essencial superar gargalos como a escassez de sementes em larga escala. Estima-se que serão necessárias até 16 toneladas de sementes por ano, envolvendo milhares de coletores e gerando oportunidades de renda e conservação.
Nesse contexto, o Águas Cerratenses aposta na inovação social e na inclusão de pequenos agricultores e comunidades tradicionais, reconhecendo o papel estratégico dessas populações na proteção dos territórios e na restauração de ecossistemas. A experiência de redes como a Rede de Sementes do Xingu, que já restaurou mais de 5 mil hectares com a participação de 500 famílias, comprova o impacto positivo dessa abordagem.
O projeto defende que restaurar o Cerrado também é reconhecer e fortalecer os saberes locais, promovendo justiça climática e desenvolvimento territorial com base na biodiversidade.
Nome do Edital
Fundo Socioambiental CAIXA 2021
Financiador
Coordenação
Início (ano)
2021
Fim (ano)
2025
Duração em meses
18
Valor total
R$ 10.322.849,40
Estados
Municípios
Goiás > Água Fria de Goiás | Goiás > Alto Paraíso de Goiás | Goiás > Cavalcante | Goiás > Colinas do Sul | Goiás > Flores de Goiás | Goiás > Formosa | Goiás > Guarani | Goiás > Minaçu | Goiás > Niquelândia | Goiás > Nova Roma | Goiás > Planaltina de Goiás | Goiás > Posse | Goiás > São Domingos | Goiás > São João d’Aliança | Goiás > Teresina de Goiás
Comunidades
Goiás > Alto Paraíso de Goiás | Goiás > Alto Paraíso de Goiás > Assentamento Ezuza | Goiás > Alto Paraíso de Goiás > Assentamento Silvio Rodrigues | Goiás > Cavalcante | Goiás | Goiás > Teresina de Goiás | Goiás > Cavalcante > Território Quilombola Kalunga | Goiás > Teresina de Goiás > Território Quilombola Kalunga
Redes/ grupos de coleta
Atividades
Envolvimento e regularização ambiental de propriedades com passivo; revegetação mecanizada em APP e RL no Alto Médio Tocantins; fortalecimento da cadeia da restauração; ampliação e fortalecimento da produção de sementes nativas na Chapada dos Veadeiros; estudo de mecanismos de mensuração de carbono; ações de sensibilização ambiental com crianças e jovens. Inclui: diagnóstico e zoneamento por geoprocessamento; visitas técnicas e apresentação do projeto; plantio de 600 ha por semeadura direta; organização da produção de sementes; oficinas de capacitação para coleta de sementes; levantamento de dados de carbono; produção de animação sobre o Cerrado para o público infantil; oficinas de educação ambiental; vídeos sobre metodologias das oficinas e da semeadura direta; elaboração de conteúdo para redes sociais; sistematização e avaliação dos resultados.
Nº Capacitações
16
Nº pessoas capacitadas
721
Nº de mulheres capacitadas
368
Áreas Restauradas (ha)
601.29
Quantidade de Semente (kg)
23000
Link do projeto no drive
Status
Finalizado
Status de preenchimento dos dados
Completo
