Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Workshop online debate associativismo e trabalho coletivo com grupos de coletores

    Dando continuidade as atividades iniciadas em maio deste ano, durante o encontro que reuniu coletores de sementes nativas de diversos grupos na Aldeia Multiétnica, em Alto Paraiso (GO), a Rede de Sementes do Cerrado (RSC) promoveu, no início deste mês, o Workshop on-line que aprofundou nos temas associativismo e trabalho coletivo. A iniciativa faz parte do projeto “Tecendo Redes e Espalhando Sementes” que tem beneficiado cerca de 320 famílias distribuídas em 52 comunidades dos estados, Goiás, Tocantins, Bahia, Minas Gerais e Distrito Federal.

    O encontro remoto contou com a participação de representantes da Associação dos Produtores Agroecológicos do Alto São Bartolomeu (Aprospera), Rede de Coletores Geraizeiros (Coocrearp Restauradores RDS), Rede de Sementes do Paraíso, Rede de Sementes do Araguaia e Associação Cerrado de Pé. “Muitos deles estiveram conosco no evento que fizemos na Chapada dos Veadeiros há cinco meses. Nós percebemos o quanto foi importante aquela imersão e por isso decidimos aprofundar nos temas que trabalhamos durante aquele encontro, porém de maneira on-line”, explica a Presidente da RSC, Camila Motta.

    A presidente destaca que as oficinas têm sido voltadas para proporcionar um espaço de organização coletiva, compartilhamento de conhecimentos, formação e fortalecimento de lideranças dos grupos e redes de sementes contemplados no projeto. “É muito gratificante ouvir o relato de coletores e coletoras sobre como essas ações do projeto têm contribuído positivamente no desenvolvimento de seus grupos. Esse encontro feito de forma on-line foi uma oportunidade de eles olharem para si e pensarem nos próximos passos deste processo de desenvolvimento”, acrescentou.

    O tema associativismo tem sido abordado pela consultora Regina Erismamm, especialista na linha da ecologia social e o desenvolvimento de organizações através de pessoas, que ressalta a importância da iniciativa para no fortalecimento das comunidades rurais e povos tradicionais para a construção de um futuro mais justo e sustentável. “A Rede de Sementes do Cerrado reconhece a importância de envolver as comunidades nas práticas de conservação e recuperação do Cerrado. Essas oficinas têm proporcionado capacitação técnica e incentivado o empreendedorismo ao despertar o interesse na produção de sementes nativas”, completou.

    Publicado em 10/10/2023

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30