Seleciona o Idioma

RSC inicia diálogo com a SEAGRI para firmar Acordo de Cooperação Técnica em restauração do Cerrado

A Rede de Sementes do Cerrado (RSC) iniciou, na última sexta-feira (30), um diálogo institucional com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (SEAGRI – DF) para a construção de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) voltado ao fortalecimento da restauração ecológica do Cerrado. A iniciativa prevê a formalização de um banco de áreas no âmbito do projeto Sementes do Cerrado: caminhos para o fortalecimento da cadeia da restauração ecológica inclusiva nos corredores de biodiversidade.

O alinhamento entre as instituições tem como objetivo desenvolver ações conjuntas na Granja do Ipê, reconhecida como uma granja modelo e com alto potencial para iniciativas de restauração ecológica, uso de sementes nativas e valorização de práticas sustentáveis no território do Distrito Federal. No âmbito da cooperação, a RSC atuará no treinamento das equipes técnicas, ações de restauração e no apoio à produção de mudas nativas do Cerrado. Ainda a parceria se estenderá no âmbito do Programa Reflorestar que auxilia pequenos produtores na restauração e regularização de suas áreas.

Para a presidente da RSC, Anabele Gomes, o encontro representa um avanço na consolidação do Acordo de Cooperação Técnica. “O alinhamento de objetivos entre as instituições abre caminho para parcerias estruturantes, capazes de contribuir tanto para a recuperação de áreas degradadas quanto para o fortalecimento das redes de coletores e coletoras de sementes do Cerrado”, pontuou.

Os próximos passos envolvem a consolidação dos encaminhamentos discutidos e o aprofundamento técnico do ACT, reafirmando o compromisso da RSC com a promoção da restauração ecológica, a valorização dos saberes tradicionais e o fortalecimento dos territórios cerradeiros.

Participação

Além da presidente da RSC, Anabele Gomes, participaram da reunião o mobilizador de Parcerias Rurais, Anderson Jalles, e a consultora de Sustentabilidade da Semeia Cerrado, Lidiane Vilela. Representando a SEAGRI-DF, estiveram presentes o diretor de Cadeias Produtivas e Projetos Agropecuários, Fernando Costa; a chefe do Núcleo de Produção Vegetal, Joelma Guedes; e o gerente de Produção Vegetal, Daniel Assenção.

Compartilhe a notícia

Facebook
Twitter
LinkedIn