Seleciona o Idioma

RSC apresenta a financiadores avanços da restauração no Assentamento Chapadinha

A Rede de Sementes do Cerrado (RSC) recebeu, nesta quarta-feira (28), representantes do BNDES, da Petrobras e do FUNBIO para uma visita de campo ao Assentamento Chapadinha, localizado na região administrativa de Sobradinho (DF). A atividade teve como objetivo apresentar os avanços da restauração desenvolvida no âmbito do projeto Sementes do Cerrado: caminhos para o fortalecimento da cadeia da restauração ecológica inclusiva nos corredores de biodiversidade.

Durante a visita, os participantes conheceram o histórico da área, as etapas da restauração e os desafios enfrentados no território, fortalecendo o diálogo entre quem financia, executa e vive a restauração no campo. De acordo com Jimena Stringuetti, coordenadora do Núcleo de Projetos da RSC, as áreas visitadas no Assentamento Chapadinha foram semeadas no final de novembro e apresentam os primeiros sinais de regeneração. “Ver as espécies já brotando, poder visualizar seu desenvolvimento reforça, na prática, o potencial da semeadura direta como técnica de plantio”, destacou.

Chapadinha

Inserido em uma região de alta relevância ambiental, o Assentamento Chapadinha está próximo a importantes Unidades de Conservação, como a Reserva Biológica da Contagem e o Parque Nacional de Brasília, além de integrar as Áreas de Proteção Ambiental (APAs) do Cafuringa e do Planalto Central. Nesse contexto, a restauração dos 47,5 hectares destinada à implementação da Reserva Legal (RL), no Assentamento, contribui diretamente para a consolidação de corredores ecológicos e para a proteção da biodiversidade do Cerrado. A restauração ecológica realizada no local é executada pela RSC em parceria com Semeia Cerrado. 

Participação

Além de representantes das instituições financiadoras, a atividade contou com a presença de integrantes da equipe técnica da RSC e da Semeia Cerrado.. O encontro possibilitou uma troca direta entre financiadores, técnicos e parceiros executores, fortalecendo o diálogo sobre os avanços alcançados, os desafios do campo e as estratégias adotadas para a recuperação das áreas. A presença conjunta das equipes também evidenciou a importância da cooperação técnica, do acompanhamento em campo e do alinhamento institucional para garantir a efetividade das ações e a consolidação de modelos de restauração inclusivos e de longo prazo.

Sobre o projeto

O projeto Sementes do Cerrado: caminhos para o fortalecimento da cadeia da restauração ecológica inclusiva nos corredores da biodiversidade é financiado pelo Edital Corredores da Biodiversidade, da Iniciativa Floresta Viva, promovida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A iniciativa tem como objetivo apoiar projetos de restauração ecológica em diferentes biomas brasileiros, com o apoio da Petrobras e do FUNBIO como parceiro gestor.

Compartilhe a notícia

Facebook
Twitter
LinkedIn