Projetos

    Ativos

    Redário

    O Redário representa a articulação e junção das Redes de Sementes (dos biomas Cerrado, Mata Atlântica e Amazônia) e seus parceiros que tem como propósito o trabalho com as sementes de base comunitária, para fortalecer o mercado, apresentar soluções inovadoras e dar escala à restauração ecológica no Brasil, por meio da técnica da semeadura direta. Neste processo, a Rede de Sementes do Cerrado (RSC) tem tido papel fundamental e contribuído para viabilizar a comercialização de sementes nativas, pois articula junto aos grupos de coletores e Redes de Sementes, a produção de sementes conforme a demanda dos projetos de restauração, agregando qualidade genética, ecológica e valor social.

    Comercialmente, o Redário ocupa um espaço na base na cadeia da restauração e viabiliza grandes transações de sementes nativas, de forma a garantir a viabilidade prática da restauração ecológica em larga escala. Institucionalmente, busca conectar e fortalecer as organizações locais de coletores de sementes e seus parceiros, para juntos poderem atuar plenamente no mercado e por longo prazo, com autonomia, equipe e governança própria. Politicamente, deve discutir internamente com as Redes e se articular externamente com outros atores para problematizar e propor normas e políticas públicas que atendam os interesses e necessidades dos coletores de sementes, dos restauradores e da sociedade em geral.

    Esta iniciativa contribui na conscientização das pessoas sobre a importância de valorizar os biomas, ricos em diversidade biológica e social, gerando renda às comunidades tradicionais e locais em regiões onde as alternativas de renda relacionadas à conservação da natureza são bastante limitadas. Sendo assim, o Redário atua de forma inclusiva, proporcionando a geração de renda a partir da coleta e comercialização de sementes nativas.

    Nesta perspectiva, o Instituto Socioambiental (ISA), tem apoiado a iniciativa, ao passo que vem articulando o desenvolvimento do projeto com a captação de recursos e a adesão de grupos e redes de sementes nos biomas Cerrado, Mata Atlântica e Amazônia.

     

    Atividades

    Dentre as diversas atividades inseridas no projeto, cabe a RSC a comercialização de sementes, a nível nacional, destinadas a restauração ecológica de áreas degradadas; a elaboração e a execução de propostas para Editais e Licitações de fornecimento de sementes; o acompanhamento da produção de sementes pelas Redes de Sementes e Grupos de coletores; o cumprimento de demandas legais da produção e comercialização de sementes nativas; e a gestão e repasse dos valores e pagamentos das sementes comercializadas para as Redes de Sementes e Grupos de coletores.

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30