Com o objetivo de discutir sobre a restauração do Cerrado, com ênfase na técnica da semeadura direta, a Rede de Sementes do Cerrado (RSC), promove no dia 03 de outubro, o curso de Restauração Ecológica do Cerrado. Gratuito, o evento acontece das 9h às 18h no auditório do Centro de Recuperação Ambiental (CRAD) da Universidade de Brasília (UnB).
A programação inclui palestras elucidativas, ministradas por especialistas em restauração ambiental do Cerrado, e a apresentação de estudos de caso que celebram êxitos notáveis na área. Além disso, o curso oferece uma plataforma ímpar para estabelecer conexões valiosas e colaborar com profissionais e entusiastas comprometidos com a causa.
Para a vice-presidente da RSC, Anabele Gomes, a iniciativa é uma oportunidade para mergulhar em um dia de conhecimento e diálogo sobre estratégias de restauração desse bioma tão importante e tão ameaçado. "Nós estamos reunindo um grande time de pesquisadores renomados que têm contribuído muito com a restauração do Cerrado brasileiro. Não temos dúvidas que o curso será uma experiência enriquecedora para todos os participantes", destacou.
Palestrantes
Amanda Caldas Porto - Mestre em Ciências Florestais pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é analista de atividades do meio ambiente do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal (Ibram).
José Felipe Ribeiro - Doutor em Ecologia - University of California - Davis- USA. É pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária atuando na Embrapa Cerrados.
José Roberto Rodrigues Pinto - Doutor em Ecologiapela Universidade de Brasília, e pós doutor na School of Geography, University of Leeds (Inglaterra). Professor da Faculdade de Engenharia Florestal da UnB.
Maxmiller Ferreira - Doutorando em Ecologia de sementes e plântulas aplicada à restauração ecológica no Brasil pela UnB, com ampla experiência em restauração ecológica no Cerrado.
Silvia Barbosa Rodrigues- Mestre em Ecologia pela UnB. Vasta experiência em trabalhos de campo em Ecologia, monitoramento da vegetação, coordenação de equipe e organização de logística de campo.
Maria Eduarda Moreira Camargo
Analista socioambiental e Supervisora Tecnica de Restauração da Rede de Sementes do Cerrado.
Sobre o projeto
A iniciativa conta com o apoio de Furnas Centrais Hidrelétricas - Edital Socioambiental de 2021, por meio do Projeto: “A pesquisa aliada à prática: subsídios para uma restauração ecológica inclusiva e adaptada às mudanças climáticas”, e WWF Brasil.
Publicado em 28/09/2023