No coração do Cerrado, um dos biomas mais ricos e biodiversos do Brasil, nasce uma nova ferramenta para a conservação e valorização desse ecossistema: O Guia Ilustrado das Plantas do Cerrado. O livro digital, que está disponível no site da Rede de Sementes do Cerrado (RSC), tem como objetivo facilitar a identificação das plantas do Parque Ecológico Sucupira e sensibilizar a população sobre a importância da conservação da flora local e do Cerrado como um todo.
De acordo com Iara Camargo Vecchi Pacheco, bióloga, e pesquisadora que dedicou anos de estudo e pesquisa ao Parque Ecológico Sucupira, “mais do que um livro de identificação botânica, o Guia Ilustrado das Plantas do Cerrado é uma ferramenta para a sensibilização e a mobilização em prol da conservação do bioma. Disponível para download, o documento é uma oportunidade para que o público conheça mais sobre a flora do Parque Ecológico Sucupira e se engaje nas ações de conservação”, disse.
O Guia é resultado de um trabalho minucioso, que envolveu a coleta e identificação de 258 espécies de plantas, das quais 107 foram selecionadas para representar as espécies nativas mais comuns do Cerrado. O material é dirigido a moradores, visitantes e estudantes da área, com o intuito de promover o conhecimento, apoiar as atividades de manejo e educação ambiental e incentivar a proteção das plantas que habitam a região. “Nos concentramos em plantas vasculares que podem ser vistas por qualquer pessoa, com imagens que ajudam na identificação, como folhas, frutos e flores”, explicou Iara.
“A ideia central do Guia é tornar a biodiversidade do Parque Ecológico Sucupira mais acessível a todos. Ao conhecerem melhor as plantas que compõem o Cerrado, esperamos que as pessoas se sensibilizem para a importância da conservação do bioma”, afirmou Iara Pacheco. “O Cerrado abriga uma flora única e, muitas vezes, subestimada, com espécies que desempenham papeis fundamentais no equilíbrio ecológico da região. É fundamental que a sociedade compreenda o valor dessas plantas e a necessidade urgente de protegê-las”, completou.
A colaboração de diversas instituições e especialistas foi fundamental para a concretização do projeto. De acordo com Iara Pacheco, a elaboração do Guia contou com o apoio da CAPES e FAPDF, que viabilizaram a concessão de bolsa de mestrado para Iara, além da parceria com o Programa de Pós-Graduação em Botânica da Universidade de Brasília (UnB). O suporte técnico e científico foi fornecido pela equipe da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, em especial por Taciana Cavalcante, e pela colaboração de renomados pesquisadores como Bruno Walter, João Bringel, Jair Farias, entre outros. “Foi uma verdadeira colaboração entre diferentes profissionais e instituições, cada um contribuindo com seu conhecimento e experiência para garantir que o guia fosse o mais completo e acessível possível”, destacou Iara.
O material não só oferece um recurso para a educação ambiental, mas também visa engajar a comunidade na conservação do Cerrado, um bioma ameaçado pela degradação e pelo desmatamento. “O Cerrado é um ecossistema frágil e muitas vezes negligenciado, e este guia é uma ferramenta para mudar essa realidade. Ao proporcionar o conhecimento sobre a flora local, esperamos despertar a consciência da população sobre os riscos que o bioma enfrenta e incentivá-los a se envolver ativamente na sua preservação”, concluiu a pesquisadora.
Confira o Guia Ilustrado: https://www.rsc.org.br/files/Publicacoes/Guia-Ilustrado-Pacheco.pdf
Publicado em 16/01/2025