Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    RSC e UnB pesquisam sobre mudanças climáticas e geminação das espécies nativas para nortear restauração do Cerrado

    A aula de campo aconteceu no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

     

    RSC e UnB pesquisam sobre mudanças climáticas e geminação das espécies nativas para nortear restauração do Cerrado

     

    Alunos do laboratório de Termobiologia e do Programa de Pós Graduação em Ecologia da Universidade de Brasília (UnB), participaram na última quinta-feira, 25, de uma saída de campo realizada no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. O trabalho desenvolvido no Parque é fruto do projeto “A pesquisa aliada à prática: subsídios para uma restauração ecológica inclusiva e adaptada às mudanças climáticas” submetido e aprovado no edital Socioambiental de Furnas de apoio a projetos de conservação da biodiversidade brasileira.


    Anabele Gomes, vice-presidente da Rede de Sementes do Cerrado (RSC) e técnica do laboratório de Termobiologia explicou que “nessa etapa do projeto instalamos no Parque alguns sensores de temperatura no solo afim de coletar os dados microclimáticos em áreas de pesquisa em restauração ecológica”. A iniciativa tem como foco unir os dados macro e microclimáticos com informações de germinação de espécies nativas podendo orientar as mais propícias para os diferentes tipos de áreas a serem restauradas, como por exemplo campos, florestas e veredas, tendo como base as alterações climáticas previstas pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

    A coordenadora do projeto explicou ainda que com base nos dados existentes em literatura sobre geminação de sementes nativas o grupo trabalha na formação de um banco de dados e que em laboratório os alunos estão desenvolvendo experimentos sobre parâmetros germinativos de espécies nativas. “As análises e resultados obtidos no laboratório irão sinalizar quais são mais adaptadas aos cenários climáticos futuros, que projetam uma redução e maior irregularidade das chuvas anuais na região e aumentos progressivos na temperatura do ar”, concluiu.


    Além da UnB, a iniciativa conta com a parceria da Eletrobrás (Furnas), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV) e Associação Cerrado de Pé (ACP).

     

     

    Publicado em 30/08/2022

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30