Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    RSC e SEMMA de Niquelândia assinam Acordo de Cooperação Técnica do Projeto Águas Cerratenses

    Visita da equipe do Projeto a Secretaria do Meio Ambiente de Niquelândia

    “Queremos caminhar para ser um município produtor de água”, afirma o secretário de Meio Ambiente de Niquelândia, André Rosa de Aguiar. A declaração foi feita após a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria e a Rede de Sementes do Cerrado (RSC), agente executora do Projeto "Águas Cerratenses: semear para brotar". Niquelândia foi um dos seis municípios contemplados com a iniciativa que vai restaurar nos próximos anos, 800 hectares de Cerrado brasileiro.

    O Acordo de Cooperação Técnica objetiva promover a troca de informações, experiências e tecnologias entre prefeitura e equipe executora do projeto com foco na expansão da cadeia regional de sementes nativas, por meio da recomposição em áreas degradadas dentro do município. “É um projeto fantástico, que acredito que deve ser expandido, pois vai contribuir para melhorarmos a qualidade e desenvolvimento do município”, mencionou o secretário. A iniciativa vai auxiliar o produtor, sem custos, para que ele possa recuperar as áreas com passivos de Reserva Legal e Áreas de Proteção Permanente.


    André de Aguiar mencionou que “cabe a secretaria do Meio Ambiente orientar o produtor rural para que ele conserve áreas da sua propriedade cumprindo a legislação vigente. Isto é fundamental para que consigam a licença ambiental exigida em financiamentos, por exemplo. No entanto, existem propriedades com áreas mais degradadas que o permitido. Já começamos a identificar estes locais e estamos indicando o projeto para os produtores. Cabe a eles decidirem se vão usar o Águas Cerratenses como subsídio para fazer este trabalho de restauração, ou de modo particular”, explicou.

    Coordenadora do Projeto Águas Cerratenses, Alba Cordeiro destacou a alegria em assinar o Acordo de Cooperação. “É o primeiro Acordo assinado com os municípios. A gente entende a importância que é trabalhar em parceria com o executivo local, uma vez que é ali no no dia a dia, no município que as coisas acontecem e o suporte das secretarias de meio ambiente é fundamental”. A bióloga pontuou que a equipe técnica sempre foi muito bem recebida e tem certeza que juntos farão um trabalho positivo no município de Niquelândia, que é o maior município em extensão territorial, com grande potencial de alavancar a restauração ecológica.

    Acordo de Cooperação Técnica

    Dentre as cláusulas do Acordo vale destacar o levantamento realizado com base no Cadastro Ambiental Rural- CAR demonstrando demanda de restauração em larga escala no município de Niquelândia. Além do ganho ambiental, a restauração em larga escala pode gerar benefícios sociais para comunidades rurais em situação de risco. A cadeia produtiva da restauração, potencializa a capacidade produtiva de sementes nativas, ao mesmo tempo que gera benefícios sociais e fortalece o desenvolvimento científico e tecnológico em relação à biodiversidade nativa.

    Em função da atuação da Rede de Sementes do Cerrado e diversos parceiros, ao longo dos últimos doze anos, a região da Chapada dos Veadeiros possui uma rede de produção de sementes atuante, com histórico de produção de sementes com o potencial de expansão.

    Em contrapartida, outro importante elo da cadeia produtiva da restauração ecológica, os produtores rurais, devem ser convidados a conhecer sua importância nesse processo como fomentadores da restauração.

    Publicado em 13/07/2022

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30