Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    RSC começa a receber as sementes de espécies nativas dos coletores da Cerrado de Pé

     

     

    Os coletores de Sementes associados a Cerrado de Pé, da Comunidade Quilombola Kalunga que coletam na da Região do Vão do Moleque, em Cavalcante (GO), iniciaram nesta segunda, 08, a entrega das sementes nativas do Cerrado coletadas nos últimos meses.

    Para os próximos dias, o objetivo é que mais de 50 famílias façam a pesagem e entrega das sementes que estão sendo armazenadas num galpão provisório na Região. Já ensacadas e identificadas, a partir do dia 15, as sementes serão transportadas para o Galpão da Associação de Coletores da Cerrado de Pé (ACP), que fica em Alto Paraíso de Goiás (Go).

    Associado a Cerrado de Pé, Claudomiro Cortes, explicou que foram coletadas cerca de 30 espécies de sementes nativas e que a maioria são de capins. “Foram coletadas algumas sementes de árvores, mas como estamos no período de frutificação, dos capins, boa parte das sementes são destas espécies”. A expectativa, segundo ele, é que um caminhão de sementes chegue ao galpão em Alto Paraíso.

    O coletor destacou ainda que a maior parte do que é coletado pela equipe já tem destino certo. “Hoje trabalhamos sob encomenda, logo os pedidos de sementes têm sido em grande quantidade, o que é muito bom pois as famílias sabem que podem contar com aquele recurso, que do Cerrado elas têm uma alternativa de sustento”, pontuou Claudomiro Cortes ao reforçar que a atividade é inclusiva e gera renda a mais de 100 famílias de coletores associados.

    No mês de agosto, após coleta e beneficiamento de capins acontece a entrega de sementes que serão, posteriormente, distribuídas aos clientes. Parte dessas sementes serão utilizadas, nas próximas chuvas no plantio do projeto Águas Cerratenses: semear para brotar. A iniciativa tem visa restaurar nos próximos três anos, 800 hectares de Cerrado em cinco municípios goianos.

    Até o dia 16 de agosto, os coletores do Assentamentos Silvio Rodrigues e Ezuza, assim como os associados que vivem em Teresina de Goiás, Cavalcante, Vila de São Jorge, Alto Paraíso, realizarão o mesmo processo executado na comunidade Vão do Moleque.

     

     

    Publicado em 09/08/2022

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30