Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Representante do Programa Copaíbas visita Casa de Sementes, em Alto Paraíso

    Localizada em Alto Paraíso de Goiás (GO), a Casa de Sementes da Associação Cerradode Pé, centro estratégico do projeto "Fortalecer a Base: Tudo Começa pela Mão que Colhe", recebeu nesta segunda-feira, 09, a gerente do programa Copaíbas, Paula Ceotto. A visita teve como objetivo principal acompanhar o progresso do projeto apoiado pelo programa, que tem transformado a estrutura e capacidade operacional da casa. Na ocasião, a equipe da Rede de Sementes do Cerrado (RSC) apresentou os avanços alcançados, com ênfase nas capacitações, que resultaram em um aumento no número de coletores da Associação Cerrado de Pé e na quantidade de sementes coletadas.

    De acordo com Cibele Santana, diretora secretária da RSC e gestora administrativa da instituição, durante a visita também foi mencionada a construção do viveiro, que simula as condições ambientais que as sementes enfrentarão em campo, proporcionando testes mais precisos de germinação. “Falamos sobre a importância do viveiro que traz um pouco da realidade que a semente vai enfrentar no ambiente e dos testes que serão realizados para entendermos se as sementes utilizadas vão de fato atender o que esperamos. Se vai germinar, se estabelecer, resistir a primeira estação seca e por aí vai, porque são os vários estágios que passa a semente e vamos começar testando a germinação”, disse.

    A diretora pontuou ainda melhorias na infraestrutura da Casa de Sementes, reformas no telhado, piso e vedação dos portões, contribuindo significativamente para a qualidade e armazenamento das sementes. A construção de um escritório separado para a copa, com alojamento e espaço para futuras atividades, também foi abordada, visando otimizar o espaço do galpão para armazenamento das sementes. “A visita proporcionou um valioso momento de troca de informações, em que a gestora questionou sobre indicadores e documentação do projeto. O encontro reforçou a relevância e impacto positivo do Programa Copaíbas no fortalecimento desta iniciativa essencial para a conservação do Cerrado”, concluiu.

    Programa Copaíbas
    Responsável técnica da RSC, Natanna Hostmman explicou que o Projeto Copaíbas está centrado em três eixos fundamentais, sendo eles capacitações em coletas de sementes nativas, aumento da disponibilidade das sementes nativas e expansão e aprimoramento da capacidade de armazenamento. “Com capacitações e diversos cursos envolvemos às comunidades locais, promovendo a inclusão de gênero e gerando renda. Até o momento 153 pessoas, principalmente mulheres, foram capacitadas em 15 comunidades de quatro municípios da Chapada dos Veadeiros”, completou.

    Publicado em 11/10/2023

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30