Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    REDÁRIO: RSC participa da homogeneização de sementes nativas destinadas a 51 projetos de restauração

    A Rede de Sementes do Cerrado (RSC) está participando ativamente do mutirão de separação, homogeneização e distribuição de sementes nativas produzidas por grupos de coleta e redes de sementes que integram o Redário. Ao longo desta semana, aproximadamente 17 toneladas de sementes de mais de 200 espécies nativas dos biomas da Mata Atlântica, Cerrado e Amazônia chegarão em Pindamonhangaba, região do Vale do Paraíba Paulista e serão destinadas a 51 projetos, a maioria de restauração ecológica.

    Presente na organização das sementes, a Presidente da RSC e membro do Comitê Gestor do Redário, Camila Motta, detalha o processo de homogeneização. "A homogeneização envolve a mistura de sementes da espécie com origens diferentes. Essa prática vai, além da simples uniformização dos lotes de sementes, garante diversidade genética equilibrada, contribuindo para a preservação das populações vegetais locais e sua adaptação a mudanças ambientais ao longo do tempo", explica a gestora, que conta com o apoio da gerente de projetos da RSC, Jimena Stringuetti nesta missão.

    O Redário é uma articulação entre redes e grupos de coletores de sementes para estruturação da base da cadeia de restauração em larga escala. A iniciativa conta com 1200 pessoas envolvidas das quais 60% são mulheres. “O Redário envolve povos indígenas, comunidades quilombolas, geraizeiros e ribeirinhos, estabelecendo uma conexão crucial entre a produção e o mercado, atendendo às necessidades específicas de cada região. Com a articulação de redes de sementes e grupos de coleta de diversas regiões do Brasil, nós buscamos contato com quem precisa de sementes nativas para a restauração de áreas degradadas”, completa, Eduardo Malta, coordenador do Redário.

    Publicado em 08/11/2023

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30