Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Projeto Sementes do Cerrado: RSC e VerdeNovo Sementes alinham ações de restauração e manejo no Sertão Zen

    Dando continuidade às ações executadas pelo Projeto Sementes do Cerrado: caminhos para o fortalecimento da cadeia da restauração ecológica inclusiva nos corredores da biodiversidade, a VerdeNovo Sementes Nativas realizou em conjunto com a Rede de Sementes do Cerrado (RSC), na última semana, uma reunião técnica com representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

    A iniciativa teve como foco alinhar os esforços entre as diferentes pastas do ICMBio, envolvendo os setores de restauração e monitoramento, uso público e fiscalização, bem como definir estratégias e o cronograma das ações de restauração que serão desenvolvidas no Sertão Zen, uma área de campo úmido inserida no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV). O objetivo é garantir que as atividades previstas dialoguem com a realidade local, considerem os desafios logísticos e ambientais da área e estejam alinhadas com agendas, já existentes, do ICMBio. 

    Coordenadora do Núcleo de Restauração Ecológica da RSC, Maria Eduarda Camargo explicou que, no Sertão Zen, serão restaurados 6,6 hectares de uma antiga trilha que sofreu forte degradação por pisoteamento. “Por se tratar de uma área de difícil acesso, a estratégia de restauração será diferenciada. Não serão utilizados insumos externos, como mudas ou sementes de fora da região. A equipe trabalhará com o transplante de touceiras e leivas, além de sementes coletadas na própria área, aproveitando a palhada do capim local para proteger o solo e, em conjunto com outras técnicas, controlar processos erosivos”, detalhou.

    Além das técnicas de restauração, a reunião alinhou medidas de comunicação, sinalização de novas trilhas e ações educativas voltadas a usuários, guias e visitantes. “O principal fator de degradação identificado é o pisoteio em uma trilha situada em área de alta sensibilidade ambiental. Por isso, além da restauração ecológica, vamos atuar em parceria com o ICMBio e a Associação Caminhos dos Veadeiros na implementação de estratégias de conscientização e no manejo adequado do uso público. As ações incluem o incentivo ao uso do novo traçado da trilha, reforço na fiscalização e capacitação dos atores locais”, salientou Maria Eduarda Camargo.

     

    Sertão Zen

    A ação no Sertão Zen integra o projeto Sementes do Cerrado: caminhos para o fortalecimento da cadeia da restauração ecológica inclusiva nos corredores da biodiversidade, que visa restaurar 200 hectares em áreas do Cerrado, valorizando saberes tradicionais, fomentando a economia local e ampliando a conectividade ecológica em corredores de biodiversidade.

    A expectativa é de que, além dos resultados ambientais, o projeto gere impactos positivos para as comunidades locais, promovendo capacitação, geração de renda e protagonismo social na conservação do Cerrado.

    Vale destacar que o projeto é financiado pelo Edital Corredores da Biodiversidade, da Iniciativa Floresta Viva, promovida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A iniciativa tem como objetivo apoiar projetos de restauração ecológica em diferentes biomas brasileiros, contando com o apoio da Petrobras e do FUNBIO como parceiro gestor.

    Publicado em 23/06/2025

    Ed. Imperador, sala 102
    SEPN 513, Bloco D, Lote 38 S/Nº - Asa Norte
    Brasília/DF
    CEP:70769900