Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Projeto Águas Cerratenses resgata ecossistemas em Goiás

    Dando continuidade as ações do Projeto Águas Cerratenses: semear para brotar, a equipe técnica visitou na última semana, de 16 a 20 de outubro, o Projeto de Assentamento Flor da Serra. Localizada em Planaltina de Goiás (GO), o local possui 2.511 hectares declarados no sistema nacional do Cadastro Rural no município (CAR). Destes, 33,6 hectares serão restaurados por meio da iniciativa.

    Engenheiro Agrônomo e Técnico de Campo do projeto, Henrique dos Santos, explicou que parte da área que será restaurada sofreu com o desmatamento e a substituição das espécies nativas por capim exótico usado para pasto, o que culminou na propagação de Espécies Exóticas Invasoras (EEI). “Realizamos a demarcação destas áreas, identificando pontos onde a vegetação nativa está ausente ou em poucas quantidades”, disse.

    O Técnico de Campo mencionou ainda que nesta primeira etapa foi realizado o preparo do solo. “Com o auxílio de equipamentos aramos parte da área. Esta prática contribui para que as camadas mais adensadas ou compactadas se rompam, o que facilita no processo de restauração por meio da técnica de semeadura direta, bem como a retirada das espécies exóticas”, concluiu. Conforme cronograma de atividades a expectativa é de que o plantio seja realizado em 2024.

    Publicado em 26/10/2023

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30