Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    RSC destaca importância das comunidades tradicionais na produção de sementes nativas durante Fórum de Paisagem e Paisagismo

    Prestigiando a última noite de palestras do Fórum de Paisagem e Paisagismo realizado pelo projeto Jardim de Sequeiro, em parceria com a Coordenação de Parques e Jardins da Universidade de Brasília (UnB), a presidente da Rede de Sementes do Cerrado (RSC), Camila Motta, trouxe uma discussão essencial sobre a produção de sementes nativas para a restauração e sua relação com as comunidades tradicionais e a academia. O evento ocorreu no auditório 9 ICC Sul da UnB nesta quarta-feira, 21.

    Na oportunidade, Camila Motta apresentou um resumo do trabalho que vem sendo realizado pela RSC e apontou os impactos socioambientais gerados pela iniciativa de base comunitária. "As atividades de restauração podem gerar 0,42 empregos por hectare, o que poderia resultar em até 2,5 milhões de empregos diretos, considerando a implementação da meta brasileira de restaurar 12 milhões de hectares", pontuou a presidente ao reforçar que a coleta das sementes é realizada por famílias quilombolas, indígenas, geraizeiros e assentados da reforma agrária.


    O fomento à semeadura direta (método de plantio popularmente conhecido como muvuca), a integração das sementes nativas com paisagismo e pesquisas científicas também foram abordados durante a palestra. "Temos notado um grande interesse por essa pauta e isso é fundamental para a cadeia produtiva de sementes nativas e para a valorização das comunidades tradicionais na conservação do Cerrado. A RSC se sente honrada em participar desse debate e trazer esses temas tão importantes para o Fórum de Paisagem e Paisagismo", completou Camila Motta.

    Publicado em 22/06/2023

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30