Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    PLANTIO SIMBÓLICO: Espécie semeada em dezembro por representantes do FSA CAIXA já germina em Alto Paraíso

    Plantio simbólico realizado em dezembro de 2021

    Semear para germinar! Popularmente conhecida como “muvuca”, a semeadura direta é uma técnica de plantio milenar baseada no conhecimento tradicional indígena, que tem inúmeros benefícios nos processos de restauração ecológica, principalmente, pela possibilidade de recuperar grandes áreas com preços relativamente menores se comparado a outros métodos. Um pequeno exemplo que comprova a eficácia da semeadura é a germinação de sementes de barus plantadas, simbolicamente, em dezembro do ano passado, durante a visita de representantes do Fundo Socioambiental Caixa (FSA Caixa) ao galpão da Associação de Coletores Cerrado de Pé. Pouco mais de três meses após o plantio simbólico, já é possível perceber a geminação das espécies.

    Na ocasião, os visitantes conversaram com os coletores e tiveram a oportunidade de conhecer a realidade e a importância do projeto “Águas Cerratenses: semear para brotar”, que com apoio do FSA CAIXA, pretende restaurar até 2024, cerca de 800 hectares de Cerrado nas regiões Norte e Nordeste do Estado de Goiás, utilizando a técnica da semeadura direta.

    Coordenadora do projeto, Alba Cordeiro avalia que a visita do grupo à Região da Chapada dos Veadeiros foi determinante para a efetivação desta parceria.  “Eles acompanharam todo o trabalho que desenvolvemos, desde a coleta de sementes até o plantio de áreas degradadas. E para selar esta parceria fizeram um plantio simbólico de baru. Assim como o projeto, as sementes seguem germinando e desenvolvendo”, ressalta a coordenadora.

    Executado pela Rede de Sementes do Cerrado (RSC), em parceria com a Semeia Cerrado e a Associação de Coletores Cerrado de Pé (ACP), o projeto “Águas Cerratenses: semear para brotar” visa o fortalecimento da cadeia produtiva de sementes nativas por meio do trabalho de base comunitária para geração de renda nas comunidades envolvidas e, ainda, a sensibilização e envolvimento dos produtores rurais dos municípios de Minaçu (GO), Cavalcante (GO), Teresina de Goiás (GO), Alto Paraíso de Goiás (GO), São João D’Aliança (GO) e Niquelândia (GO).

    Publicado em 11/03/2022

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30