Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Pesquisadores se reúnem na Universidade de Brasília para definir protocolos na cadeia produtiva de sementes nativas 

    Representantes de várias instituições e laboratórios que atuam com sementes nativas e restauração se reuniram na Universidade de Brasília (UnB), na última semana, com o intuito de debater sobre o direcionamento e a ampliação de pesquisas que visam melhorar a qualidade das sementes nativas e de elaborar protocolos exequíveis para análise das sementes destinadas a restauração ecológica. A reunião, que fez parte das atividades do II Encontro de Redes de Sementes do Redário realizado de 30 de maio a 05 de junho.

    Na oportunidade, especialistas abordaram diversos eixos de atuação, como análise das sementes, banco de dados e a conexão da pesquisa com os grupos de coletores e com as demandas de restauração. "A intenção é apresentar perspectivas e soluções para os problemas identificados nesse contexto", pontua a vice-presidente da RSC, Anabele Gomes.

    Para Anabele, que é a responsável pela pesquisa e desenvolvimento da RSC, a curta janela desde a produção das sementes até a restauração propriamente dita é curta e muitos processos precisam ser otimizados, como é o caso das análises e pesquisas com sementes. "A importância desse encontro e das discussões realizadas reside na busca por soluções concretas que unindo a pesquisa aos grupos de coletores e as demandas da restauração", acrescenta a gestora. 

    Ainda de acordo com a vice-presidente da RSC, a expectativa é que, a partir desses esforços conjuntos e do trabalho interdisciplinar realizado, seja possível elaborar um plano exequível e alinhado com as necessidades dos grupos de coletores e restauradores. "Esse encontro foi um primeiro passo para juntos superar os desafios impostos pela legislação atualmente existente e promover avanços significativos na área, garantindo a sustentabilidade e a eficácia dos processos de restauração", completou.

    Publicado em 15/06/2023

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30