Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    P.A. Mingau recebe primeiras ações do projeto Águas Cerratenses: Semear para brotar

    A equipe técnica que atua no Projeto Águas Cerratenses: Semear para brotar, deu início as ações de restauração que serão realizadas no Projeto de Assentamento Mingau, localizado no município de São João da Aliança (GO). A iniciativa que será realizada por meio da técnica de semeadura direta, visa o retorno da vegetação nativa nas áreas que hoje estão cobertas com capim braquiária (espécie exótica), ou degradada por pastagens.

    O Engenheiro Florestal, Gustavo Rocha, explicou que “nesta primeira etapa com o uso de maquinaria para gradagem foi realizada a remoção de braquiária em cerca de 15 hectares. É o que chamamos de preparo do solo, nela retiramos o máximo de capins exóticos usados em pastagem e deixamos o solo mais descompactado para receber as sementes. ”.

    A segunda etapa é a semeadura direta propriamente dita. “A expectativa é que a partir de novembro, com o solo pronto para receber as sementes acontecerá o plantio por meio da técnica da semeadura direta, com espécies de campo sujo. Trata-se de um tipo de formação vegetal do Cerrado muito comum onde existe a ocorrência de poucas árvores distribuídas espaçadamente e a dominância de capins nativos, no qual será enriquecido com as espécies nativas via semeadura direta em coveta de modo manual”, detalhou o engenheiro.

    O Projeto de Assentamento Mingau possui mais de 900 hectares de Reserva Legal e destes o Águas Cerratenses vai restaurar 27 hectares. O Projeto Águas Cerratenses é Executado pela Rede de Sementes do Cerrado (RSC), em parceria com a Associação Cerrado de Pé (ACP), Semeia Cerrado e Prefeitura de São João da Aliança. O Fundo Socioambiental Caixa financia a iniciativa.

    Publicado em 20/10/2022

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30