Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Mutirão: equipe da RSC e ACP contribuem para construção de viveiro na Casa de Sementes em Alto Paraíso

    Com o objetivo de construir um viveiro utilizando técnicas locais, em um esforço conjunto para aprimorar os processos de germinação das sementes armazenadas na Casa de Sementes, localizada em Alto Paraíso (GO), a Associação de Coletores Cerrado de Pé (ACP) em parceria com a Rede de Sementes do Cerrado (RSC), promoveu nesta quinta-feira, 05, um mutirão envolvendo coletores e membros da equipe do projeto Águas Cerratenses: semear para brotar.


    Responsável Técnica da RSC, Natanna Horstmann, destacou que o novo viveiro desempenhará um papel crucial no projeto de restauração do Cerrado. “Sua principal função será a de testar a germinação das sementes, fornecendo informações valiosas para o planejamento estratégico dos futuros plantios. Além disso, o viveiro também será um centro de produção de mudas destinadas às restaurações na Chapada dos Veadeiros”, disse.

    Uma das vantagens do viveiro é a agilidade na obtenção de dados sobre a germinação das espécies. Isso permitirá que, no momento da comercialização, técnicos de restauração tenham acesso à dados como a porcentagem de germinação das sementes, oferecendo um subsídio valioso para os técnicos envolvidos na restauração ecológica. “Com essas informações em mãos, os cálculos de quantidade de sementes necessárias para os plantios futuros poderão ser aprimorados, otimizando assim o processo de restauração do Cerrado”, pontuou Natanna Horstmann.

    Esta iniciativa fortalece o trabalho desempenhado pela ACP, bem como da RSC em prol da conservação do Cerrado e contribui para a promoção da sustentabilidade e a conscientização sobre a importância desse bioma singular para a biodiversidade e o equilíbrio ambiental.

    Financiador
    O Programa Copaíbas, executado pelo FUNBIO, é viabilizado por meio de recursos da Iniciativa Internacional da Noruega para Clima e Florestas. Esse apoio financeiro é fundamental para impulsionar ações que contribuam para a conservação do meio ambiente e para a promoção de uma economia sustentável.

    Publicado em 06/10/2023

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30