Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Mais de duas toneladas chegam a Casa de Sementes em Alto Paraíso

     

     

    Neste primeiro semestre coletores entregam à RSC mais de duas toneladas de sementes nativas


    Mais de duas toneladas de sementes! Divididas em 44 espécies de gramíneas, arbustos e árvores esta foi a quantidade de sementes coletadas e entregues pelos coletores da Associação Cerrado de Pé à Rede de Sementes do Cerrado (RSC). Coletadas na região da Chapada dos Veadeiros, as sementes vieram de diversas cidades como Cavalcante, na região da comunidade Kalunga do Vão do Moleque, Teresina de Goiás, Alto Paraíso e Colinas do Sul. No total, cem famílias integram a Cerrado de Pé.


    Responsável Técnica, Natanna Horstmann conta que os grupos de coletores se organizam para que as sementes sejam enviadas conjuntamente. “Eles fazem galpões provisórios e nas datas combindas entregam as sementes no local definido. Ali é feita a conferência das espécies entregues. Ao chegar na Casa de Sementes da Associação Cerrado de Pé, em Alto Paraíso, nós fazemos uma repesagem e conferência das espécies, bem como das regiões e ano da coleta”, pontuou.


    No primeiro semestre do ano, cerca de 80% das sementes nativas coletadas foram de capins, uma vez que este é o período de frutificação das espécies. Por atuar sob encomenda, a maior parte destas sementes já têm destino certo para atender os pedidos realizados ao longo do ano. Outra parte destas sementes continuarão na Chapada dos Veadeiros e vai atender o Projeto Águas Cerratenses: semear para brotar, que até 2024 vai restaurar 800 hectares de Cerrado brasileiro.

     

     Galeria

    Publicado em 22/08/2022

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30