Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Livro vermelho de espécies ameaçadas para crianças

    Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado desde 1973 no dia 05 de junho, o Canal Ciência lançou o livro infantil sobre espécies ameaçadas de extinção. A publicação está disponível de graça, em PDF. Não haverá comercialização, nem impressão do material impresso.

    Voltado para as crianças, o livro foi feito para familiarizar os pequenos com a temática que envolve a proteção da fauna brasileira ameaçada de extinção. Apresenta como é feita e porque é importante existir uma lista vermelha de espécies ameaçadas, quais as principais ameaças à fauna silvestre e o que é uma espécie bandeira e uma espécie guarda-chuva.

    Após a apresentação dos conceitos, os leitores são brindados com 50 histórias envolvendo bichos ameaçados de extinção no Brasil. Histórias como do peixe-boi-da-amazônia e do cágado Mesoclemmys, o discurso preocupado do rato Juscelinomys, a indignação de Justino, o tubarão-baleia, e os planos de Clodoaldo, a perereca-pintada, para conquistar uma namorada, além de curiosidades sobre a fauna brasileira e citações de autores consagrados como Guimarães Rosa, Helmunt Sick, João Simões Lopes Neto, Marcelo Carneiro da Cunha, Manoel de Barros, Monteiro Lobato, Orlando e Cláudio Villas Bôas e Patativa do Assaré.

    A maioria das 76 ilustrações foram feitas por crianças de diversas regiões do Brasil participantes do Concurso de Desenhos Infantojuvenis Animais em Perigo, realizado ano passado. Um desenho especial colore a página 9 do livro: trata-se de um dos desenhos dos filhos de Darwin, provavelmente Francis, feito no verso de uma das folhas do manuscrito original 'A origem das espécies' (1859).

    A capa e o projeto gráfico são de Ricardo Campos, da Zoo Designer.

    Para Otávio Maia, autor e coordenador editorial, “produzir o livro foi tão desafiador e exaustivo quanto escrever ou adequar os textos lúdicos à luz da zoologia, da biologia da conservação e da divulgação científica".

    Fonte: http://www.oeco.org.br/salada-verde/29166-lancado-o-livro-vermelho-de-especies-ameacadas-para-criancas

    Publicado em 09/06/2015

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30