Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Finalista do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, projeto da RSC em prol da conservação do Cerrado vira tema de vídeodocumentário

    “A semente nativa transforma vidas, desde o social, ambiental e econômico”, é o que destaca Camila Motta, Presidente da Rede de Sementes do Cerrado (RSC). Com uma nova perspectiva sobre a conservação do bioma, a RSC desenvolve em parceria com a Associação Cerrado de Pé, na Região da Chapada dos Veadeiros, um projeto voltado à restauração do Cerrado, através da coleta e produção de sementes nativas que são usadas na recuperação de áreas degradadas. A iniciativa contribui para o desenvolvimento socioeconômico da comunidade, uma vez que gera a renda para quase 100 famílias da região.

    Com o projeto “Conservar e valorar o Cerrado de pé é possível? A semente nativa que gemina vida e oportunidades no coração do Cerrado”, a RSC está entre as finalistas, na categoria Meio Ambiente e Renda, da 11ª edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2021. Além do certificado de participação e recursos financeiros, a premiação contou com a produção de um vídeodocumentário que detalha como o projeto é realizado.

    No curta, divulgado pela Fundação Banco do Brasil, Camila Motta, explica que os coletores são responsáveis por coletar, beneficiar, ensacar e etiquetar as sementes e frutos. “Essas sementes são entregues no galpão da Associação em Alto Paraíso e a Rede de Sementes do Cerrado faz a parte comercial das sementes que é realizada de diferentes formas, uma delas é sob encomenda e outra forma de venda é a pronta entrega, onde normalmente são espécies que ficam no estoque do ano anterior”, acrescenta a Presidente da RSC.

    Mas, o diferencial nesta ação é que ela vai além da compra e venda de sementes nativas. Por meio da conservação e valorização de áreas nativas do Cerrado, a RSC atua ressignificando o olhar sobre este bioma e trazendo melhorias na vida daqueles que vivem em áreas conservadas. Visando o aprimoramento técnico e a troca de experiências entre os grupos, a RSC promove a formação de pequenos agricultores, assentados e quilombolas que integram a Cerrado de Pé através de cursos, oficinas, capacitações e reciclagens em coleta.

    Orgulhosa do trabalho desenvolvido pela equipe, Camila Motta faz questão de evidenciar a importância da iniciativa. “A semente nativa tem a capacidade de transformar vidas, transforma desde as vidas das comunidades tradicionais, mas ela também modifica a nossa vida como técnicos. Ainda bem que existem iniciativas como essa da Fundação Banco do Brasil para reconhecer e certificar a produção de sementes nativas de base comunitária como tecnologia social”, completa.

    O Prêmio Fundação busca valorizar projetos com soluções simples e criativas, capazes de resolver problemas relacionados às questões sociais. Confira o vídeodocumentário:

    Publicado em 22/11/2021

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30