Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Equipe técnica da RSC inicia visitas aos coletores de sementes nativas da Associação Cerrado de Pé

                                                                                                                            
    Equipe RSC no Vão do Moleque - Foto: Luana Santa Brígida

    A equipe técnica da Rede de Sementes do Cerrado (RSC), deu início na última semana, às visitas aos coletores de sementes nativas que integram a Associação Cerrado de Pé com intuito de retomar o acompanhamento presencial das coletas e discutir demandas diversas como os prazos das entregas das encomendas. Entre as visitadas está a comunidade do Vão do Moleque do território quilombola kalunga, o maior do Brasil.

    Além da equipe técnica que atua diretamente na cadeia produtiva de sementes, as visitas contaram também com a presença da Presidente da RSC, Camila Motta, da Vice-Presidente Anabele Gomes e de voluntários. Na ocasião, a equipe teve a oportunidade conhecer as novas coletoras Kalungas que passaram a integrar a Cerrado de Pé, orientar como funciona o processo de produção de sementes, receber demandas da comunidade e tirar dúvidas.

    Nascido e criado no Vão do Moleque, o coletor Emilvelton Fernandes (Ni) conta como este trabalho tem mudado sua vida, assim como dos demais coletores da comunidade. “Hoje eu tenho dinheiro para fazer meus negócios e faço compras com essa renda. Esse é um trabalho que é feito em grupo, ou seja, que a gente faz em união. E eu tenho fé que ele se fortaleça cada dia mais, pois ajudou muito a comunidade. É um dinheiro certo. Se a gente trabalhou, coletou, vendeu, a gente recebe e faz o que quer”, detalha o coletor ao acrescentar que muitas famílias aguardam uma oportunidade para integrar a Associação e realizar a coleta de sementes nativas do Cerrado.

    Ao destacar a importância deste contato direto com os coletores, a Presidente da RSC lembrou que há mais de um ano todas as atividades têm sido realizadas na modalidade on-line. “Durante esta pandemia, nós não deixamos de conversar com os coletores, porém o contato presencial, olho no olho é diferente. Essas visitas são uma oportunidade para trocarmos experiências, ouvirmos as demandas, reforçar a relação de confiança e juntos pensarmos coletivamente em ações que possam aprimorar ainda mais esse trabalho”, acrescenta Camila Motta.

    Vale lembrar que a comercialização das sementes nativas gera renda para mais de 80 famílias que residem na Região da Chapada dos Veadeiros (GO).  Com a produção e a venda dessas sementes, já foram restaurados mais de 300 hectares de áreas degradadas. Conservar a sociobiodiversidade do Cerrado tem sido a missão da Rede de Sementes do Cerrado.

    Equipe RSC na Comunidade Ema/Terezina(GO) - Foto Luana Santa Brígida

     Apoio

    Até agosto deste ano, a comercialização de sementes nativas realizada por meio do Projeto Mercado de Sementes e Restauração: Promovendo Serviços Ambientais e Biodiversidade contou com o apoio do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF, Critical Ecosystem Partenership Fund).

    O Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos é uma iniciativa conjunta da Agência Francesa de Desenvolvimento, da Conservação Internacional, União Europeia, da Gestão Ambiental Global, do Governo do Japão, e do Banco Mundial. Uma meta fundamental é garantir que a sociedade civil esteja envolvida com a conservação da biodiversidade.

    Publicado em 18/10/2021

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30