A equipe técnica do projeto Águas Cerratenses: semear para brotar, visitou na última semana o Parque Estadual Terra Ronca (PETER). A iniciativa teve como foco avaliar diversas áreas dentro do parque, que receberão o plantio por meio da técnica da semeadura direta.
Técnico de Campo, Henrique dos Santos, explicou que de agosto a outubro foram realizadas diversas ações no local. “Fizemos o processo de preparo do solo em diferentes áreas. Com este trabalho criamos condições ideais para o plantio, que está previsto para ter início no final deste mês”, disse.
O técnico salientou que as atividades foram divididas por fases. “Inicialmente fizemos a marcação dos polígonos/áreas de plantios e posteriormente as gradagens, tanto pesadas quanto e leves. Além da preparação do solo, a equipe também se dedicou a avaliação da logística de implantação. Metodologias de pré-plantio e plantio também foram estudadas, indicando um compromisso na execução desse projeto ambiental”, concluiu Henrique dos Santos.
Sobre o Projeto
Financiado pelo Fundo Socioambiental CAIXA, o Projeto Águas Cerratenses busca o fortalecimento da cadeia produtiva de sementes nativas de base comunitária, uma vez que a produção de sementes nativas para a restauração ecológica proporciona a geração de renda a partir do Cerrado, atuando de forma inclusiva e contribuindo para a conservação e restauração deste importante bioma brasileiro.
Publicado em 09/10/2023