A equipe do Águas Cerratenses: semear para brotar, concluiu uma importante etapa de restauração ecológica no Projeto de Assentamento (P.A.) Flor da Serra, localizado em Planaltina de Goiás (GO). Com 2,07 toneladas de sementes de 54 espécies, no total foram restaurados 33 hectares da Reserva Legal.
De acordo com Murielli Garcia, a iniciativa foi realizada em parceria com os moradores e prioriza a implantação de espécies produtivas garantindo benefícios tanto para a biodiversidade quanto para a comunidade local. “O foco principal do projeto, por seu grande potencial na cadeia produtiva, é promover a conservação ambiental, gerar oportunidades de renda e autonomia para os moradores no futuro. Entre as espécies semeadas estão o Baru, Jatobá. Pequi e Caju”, detalhou.
Para garantir o sucesso da restauração, o plantio foi realizado no período chuvoso. A restauração da área integra os esforços maiores de preservação e recuperação do Cerrado, um dos biomas mais ricos em biodiversidade e ao mesmo tempo mais ameaçados do Brasil.
Etapas
As atividades no Assentamento Flor da Serra foram iniciadas em 2023, com o controle das Espécies Exóticas Invasoras (EEI) e o preparo do solo. “De 33,68 ha, 32,52 ha trata-se de restauração ecológica de cerrado sentido restrito em área total com preparo de solo mecanizado. 1,16 ha de restauração ecológica de campo sujo em área total com controle de espécies exóticas e plantio manual. A área já possui uma incipiente vegetação arbórea-arbustiva presente devido a regeneração natural, assim durante o preparo do solo as espécies com maior porte foram preservadas”, explicou a gerente de restauração.
Sobre o Projeto
Financiado pelo Fundo Socioambiental Caixa, o projeto Águas Cerratenses é executado pela Rede de Sementes do Cerrado (RSC), em parceria com a Semeia Cerrado e a Associação de Coletores Cerrado de Pé (ACP).
Publicado em 19/12/2024