Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Cooperativa no DF recebe consultoria da RSC para restauração ecológica

    Consultoria para contribuir na restauração ecológica para regularização ambiental da Área de Reserva Legal

     

    Visando contribuir na restauração ecológica para regularização ambiental da Área de Reserva Legal (RL), instalada no Núcleo Rural do Lago Oeste, no Distrito Federal, a equipe técnica da Rede de Sementes do Cerrado (RSC) realizou no final de 2022, com os associados que integram a Cooperativa Ambiental Palmas (CooperPalmas), uma consultoria para explicar sobre o modelo e os benefícios da técnica da semeadura direta.

    Analista Socioambiental da RSC Maria Eduarda Moreira pontuou que o primeiro passo foi visitar a área. “Nós estivemos no local para um diagnóstico em que definimos a melhor estratégia do trabalho, desde o preparo do solo, a compra das sementes, definição de espécies e quantidade”, disse. Nesta primeira ação ficou estabelecido que seriam restaurados 3.000 m² como projeto piloto. Na área foram utilizadas 44 espécies de sementes e a partir do resultado do plantio será expandido a restauração nos demais locais.

    A regularização ambiental das propriedades que contam com RL permite o acesso a novos mercados, principalmente àqueles que têm interesse em locais mais sustentáveis.

    Associação de Coletores
    No atual cenário, a área de Reserva Legal conta com alguns locais degradados que precisam de restauração ecológica. O objetivo da CooperPalmas é formar um grupo de coletores para que as espécies utilizadas no plantio, ou parte delas, sejam coletadas no local, além do mais, a cooperativa planeja a implantação de um corredor ecológico.

    “Como iniciamos o trabalho no segundo semestre, a compra de sementes foi possível somente para algumas espécies. A atividade de coleta por parte dos cooperados para o próximo ano traz a possibilidade de diminuir os custos com as sementes e trazer maior diversidade de espécies”, detalhou Maria Eduarda Moreira.

    Consultoria
    Além da comercialização de sementes do Cerrado, a RSC realiza consultorias para auxiliar os clientes sejam orientados sobre as devidas proporções bem como espécies de sementes indicadas para utilização em suas áreas.

     

    Publicado em 16/01/2023

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30