Visando contribuir na restauração ecológica para regularização ambiental da Área de Reserva Legal (RL), instalada no Núcleo Rural do Lago Oeste, no Distrito Federal, a equipe técnica da Rede de Sementes do Cerrado (RSC) realizou no final de 2022, com os associados que integram a Cooperativa Ambiental Palmas (CooperPalmas), uma consultoria para explicar sobre o modelo e os benefícios da técnica da semeadura direta.
Analista Socioambiental da RSC Maria Eduarda Moreira pontuou que o primeiro passo foi visitar a área. “Nós estivemos no local para um diagnóstico em que definimos a melhor estratégia do trabalho, desde o preparo do solo, a compra das sementes, definição de espécies e quantidade”, disse. Nesta primeira ação ficou estabelecido que seriam restaurados 3.000 m² como projeto piloto. Na área foram utilizadas 44 espécies de sementes e a partir do resultado do plantio será expandido a restauração nos demais locais.
A regularização ambiental das propriedades que contam com RL permite o acesso a novos mercados, principalmente àqueles que têm interesse em locais mais sustentáveis.
Associação de Coletores
No atual cenário, a área de Reserva Legal conta com alguns locais degradados que precisam de restauração ecológica. O objetivo da CooperPalmas é formar um grupo de coletores para que as espécies utilizadas no plantio, ou parte delas, sejam coletadas no local, além do mais, a cooperativa planeja a implantação de um corredor ecológico.
“Como iniciamos o trabalho no segundo semestre, a compra de sementes foi possível somente para algumas espécies. A atividade de coleta por parte dos cooperados para o próximo ano traz a possibilidade de diminuir os custos com as sementes e trazer maior diversidade de espécies”, detalhou Maria Eduarda Moreira.
Consultoria
Além da comercialização de sementes do Cerrado, a RSC realiza consultorias para auxiliar os clientes sejam orientados sobre as devidas proporções bem como espécies de sementes indicadas para utilização em suas áreas.
Publicado em 16/01/2023