Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Embrapa oferece curso de técnicas de conservação de sementes

    Promovido em parceria com o Jardim Botânico Real do Kew, no Reino Unido, tem como objetivo capacitar estudantes de pós-graduação e profissionais das áreas de recursos genéticos vegetais.

    A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 47 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, e o Banco de Sementes Millennium do Departamento de Conservação de Sementes do Jardim Botânico Real do Kew, Reino Unido, promovem no período de 26 a 30 de novembro de 2012, o curso "Seed Conservation Techniques". Estão sendo oferecidas 15 vagas para estudantes de pós-graduação e profissionais das áreas de conservação de recursos genéticos vegetais e as inscrições podem ser feitas até o dia 28 de outubro de 2012 pelo endereço: http://www.cenargen.embrapa.br/cursos/2012/seedconservation.html

     

    O curso, coordenado pelo pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Juliano Gomes Pádua, tem como objetivo prover aos participantes conhecimentos teóricos e práticos necessários à coleta, conservação e manejo de coleções ex-situ (fora do local de origem) de sementes. Para isso, o conteúdo programático engloba conceitos teóricos como: comportamento de sementes armazenadas; longevidade e viabilidade das sementes; desenvolvimento de sementes e maturidade; manejo pós-colheita; germinação e dormência, gerenciamento de dados de acessos de sementes e como fazer coleções de qualidade.Na parte prática, os participantes vão aprender a fazer coletas de recursos genéticos vegetais no Campo Experimental Fazenda Sucupira da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (a aproximadamente 30 km do Plano Piloto, em Brasília, DF), além de receberem treinamento em técnicas de avaliação do teor de umidade das sementes e a sua importância para a conservação.

     

    As Instituições promotoras possuem larga experiência na conservação de recursos genéticos vegetais

    As duas instituições possuem experiência comprovada na manutenção de bancos genéticos vegetais. A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia possui o maior banco de conservação de sementes do Brasil e da América Latina, com mais de 120 mil amostras de cerca de 600 espécies vegetais de importância socioeconômica. O banco é mantido pela Unidade em Brasília, DF, e tem como objetivo garantir a variabilidade genética necessária à segurança alimentar das gerações atuais e futuras.

    O Banco de Sementes Millennium do Departamento de Conservação de Sementes do Jardim Botânico Real do Kew é modelo para vários países que desejam implantar ou aprimorar os seus bancos genéticos para conservação de sementes. O Jardim Botânico Real de Kew é um dos mais extensos, antigos e prestigiados jardins botânicos do mundo. O Kew Garden, como é conhecido, constitui um grande complexo de jardins, arboretos e estufas situadas num vasto parque localizado entre Kew e Richmond, na periferia sudoeste de Londres.

    O curso é resultado de um memorando de entendimento assinado entre as duas instituições em 2010 e que tem como um de seus objetivos principais o treinamento conjunto em recursos genéticos, além de estabelecer padrões internacionais de conservação e desenvolver pesquisas de biologia molecular voltadas para a conservação de recursos genéticos.

    ........................................
    O curso "Seed Conservation Techniques" acontece no período de 26 a 30 de novembro de 2012 na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, em Brasília, DF.
    Inscrições até o dia 28 de outubro no link:

    http://www.cenargen.embrapa.br/cursos/2012/seedconservation.html

    Publicado em 17/10/2012

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30