Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Consumo Consciente: RSC chama a atenção para mudanças de hábitos e destaca as consequências do consumo excessivo

    Foto da Internet

    Instituído em 2009 pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), o dia do “Consumo Consciente” celebrado neste 15 de outubro busca refletir sobre os problemas não só ambientais, mas econômicos, sociais e políticos causados pelo consumo excessivo. A data busca conscientizar a sociedade sobre a importância de consumir produtos que utilizam menos recursos naturais em sua produção e que sejam facilmente reaproveitados ou reciclados.

    Conselheira da Rede de Sementes do Cerrado (RSC), a bióloga e professora do departamento de Ecologia da Universidade de Brasília (UnB), Isabel Schmidt explica as consequências dos padrões de produção e de consumo atuais. “Nas últimas semanas, muitos lugares no Brasil e no mundo bateram recordes de temperatura. Tivemos muita secura e demais variações climáticas que tornaram os incêndios no Pantanal mais graves que nas últimas  quatro décadas. Esses recordes climáticos são decorrentes de mudanças ambientais causadas pelo homem.  As altas temperaturas nos mostram que as alterações climáticas não estão muito distantes da nossa realidade. O uso de energia, seja qual for, agrava o efeito estufa. Então, uma forma de não piorar esses efeitos é pensar no que podemos fazer para reduzir gastos de energia, gerar menos lixo e consumir com consciência”, destaca.

    A professora chama a atenção para a necessidade de repensar hábitos. “ É preciso refletir sobre de onde estão vindo as coisas que usamos, o alimento que comemos, a roupa que vestimos e tantos outros produtos que compramos.  Vestuário, por exemplo, existe um cálculo que mostra a quantidade de água na produção de cada item.  Se as pessoas soubessem a quantidade de água que é utilizada na produção de uma calça jeans, pensaria melhor sobre a necessidade de ter 5 calças jeans. Outro exemplo é o celular; é necessário trocar de celular todos os anos? De onde vem a matéria prima utilizada na fabricação destes aparelhos? Qual o impacto da produção de celular natureza? São tipos questionamentos que precisam ser feitos e que ajudam diminuir este consumo excessivo”, pontua.

    Isabel aponta ainda, atitudes simples que podem contribuir para uma forma de consumo mais sustentável.   “Se pudermos reduzir o nosso consumo, especialmente, de itens que são nocivos ao meio ambiente, se diminuirmos os itens industrializados que vem de longe e aumentarmos o consumo de vegetais orgânicos produzidos em nossas cidades, estaremos, na verdade, reduzindo essas mudanças climáticas globais. Toda as vezes que economizamos energia elétrica, combustível e água, estamos colaborando para que esses efeitos não piorem e só de não piorar já é um avanço”, conclui a professora.

    Publicado em 15/10/2020

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30