Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Com capina manual, equipe do Projeto Águas Cerratenses atua no controle de EEI na Fazenda São Bento

    Dando continuidade as ações do Projeto Águas Cerratenses: semear para brotar, a equipe técnica realiza nos meses de outubro e novembro, a capina manual. A iniciativa acontece na Fazenda São Bento, em Alto Paraíso de Goiás e tem como foco controle de Espécies Exóticas Invasoras (EEI), antes do plantio das espécies nativas.

    Gerente de Restauração no projeto, Murielli Garcia, explicou que o trabalho está sendo feito ao redor das árvores e cupinzeiros, locais que não possuem acesso com o trator. “Capinamos pontualmente uma área de aproximadamente 97,14hectares. Esta ação é crucial para o bom desempenho da restauração ecológica”.

    Utilizando a técnica da semeadura direta, em conjunto com o potencial de regeneração natural já presente no local, na Fazenda São Bento 105,51 hectares serão destinados à restauração. As atividades iniciadas em dezembro de 2022, estendem-se até 2024. Na área já foram realizadas etapas de gradagem e niveladora para o preparo do solo, bem como a carpina. A expectativa é de que o plantio de vegetação nativa seja realizado entre o final de novembro e dezembro deste ano. Com aproximadamente 88 espécies, a área receberá seis toneladas de sementes.

    Sobre o Projeto
    Com a restauração em larga escala, o projeto Águas Cerratenses: semear para brotar busca elevar a produção de sementes nativas. Nesse sentido, o projeto promove a restauração de 600 hectares de Cerrado na região Norte e Nordeste goiano viabilizando renda complementar as famílias coletoras de sementes.

    Publicado em 07/11/2023

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30