Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Colinas do Sul recebe curso de coleta e beneficiamento de sementes nativas

    A Rede de Sementes do Cerrado (RSC) e a Associação Cerrado de Pé (ACP) promovem no dia 23 de março, das 9h às 18h, na Casa Verde em Colinas do Sul, o curso de coleta e beneficiamento de sementes nativas. A iniciativa tem como foco apresentar aos novos coletores aspectos práticos e teóricos relativos à toda cadeia produtiva de sementes nativas. Durante a capacitação, além dos temas centrais como coleta e beneficiamento, serão abordados outros temas como pesagem, armazenamento e comercialização sementes de espécies herbáceas, arbustivas e arbóreas.

    De acordo com Anabele Gomes, vice-presidente da RSC, os coletores conhecerão o trabalho desenvolvido pela Rede e pela Associação Cerrado de Pé. “É fundamental que os novos coletores compreendam questões operacionais como a relação entre os diferentes atores no processo que vai do coletor até o consumidor passando pelas instituições envolvidas”, afirma.

    A vice-presidente explica ainda que o objetivo do curso em Colinas do Sul é ampliar a quantidade de famílias coletoras de sementes na região, além de aumentar a diversidade e quantidade de sementes coletadas e vendidas para projetos de restauração ecológica. “Este curso é direcionado para os moradores do município e proximidades, com ênfase na comunidade rural", completou.

    IDH
    Colinas do Sul ocupa a 213ª posição no IDH goiano, num ranking de 226 municípios. “ É importante ressaltar que a produção de sementes nativas para a restauração ecológica tem sido uma oportunidade de complemento de renda para muitas famílias. Promover a Conservação do Cerrado por meio desse trabalho de base comunitária é também uma forma de contribuir para a melhoria desses indicadores", acrescenta Anabele Gomes.

    Financiador
    Realizada pela RSC e ACP, a capacitação com duração de oito horas tem apoio de Furnas Centrais Hidrelétricas - Edital Socioambiental de 2021 por meio do Projeto: “A pesquisa aliada à prática: subsídios para uma restauração ecológica inclusiva e adaptada às mudanças climáticas ” e WWF Brasil.

    Publicado em 17/03/2023

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30