Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Coletores têm até domingo para realizar entrega de sementes nativas do Cerrado

    Os coletores da Associação Cerrado de Pé têm até o próximo domingo, 14, para entregar a Rede de Sementes do Cerrado (RSC) as sementes de gramíneas coletadas na Região da Chapada dos Veadeiros (GO). As sementes, coletadas pelos moradores da Região serão utilizadas por meio da semeadura direta para a Restauração do Cerrado.

    Depois da coleta, as sementes vão para o beneficiamento em que para cada espécie há um tratamento específico. De acordo com a técnica do Projeto Mercado de Sementes e Restauração: Provendo Serviços Ambientais e Biodiversidade, Jaqueline Orlando, “nesta fase os coletores selecionam as sementes, ensacam, pesam, lacram e identificam o material com o nome das espécies”.

    Jaqueline Orlando visitou alguns coletores para acompanhar as atividades desenvolvidas e tirar dúvidas do grupo. “Além da parte prática os coletores realizam várias capacitações para compreender um pouco mais como realizar essa coleta de forma eficaz, uma vez que a qualidade dessas sementes influenciam diretamente no processo de germinação”, disse.

    A coleta e comercialização das sementes estão diretamente ligadas aos tipos de espécies ofertadas em determinadas época do ano. Neste primeiro semestre, por exemplo, foram realizadas a coleta de gramíneas e alguns arbustos. A partir de agosto, acontece a coleta das sementes de arbóreos.

    Próxima fase

    “Existem diversas formas de coleta de sementes de gramíneas, porém a mais usual é com o cutelo, num corte simples logo abaixo do pendão. Os coletores ao longo do ano monitoram as sementes até atingir o ponto de maturação, que normalmente é quando elas começam a dispersar naturalmente, este é o ponto ideal de coleta” explicou Gustavo Barros Rocha, técnico do Rede de Sementes do Cerrado.

    Conforme salientou o técnico após a coleta as sementes são beneficiadas. Este manuseio ocorre de várias maneiras e no caso das gramíneas o mais indicado é o uso das peneiras para que se tenham sementes mais puras prontas para serem utilizadas na restauração por meio da semeadura direta. A partir de agosto o grupo inicia a coleta das sementes das arbóreas.

    Em 2018, os coletores da Associação Cerrado de Pé realizaram a coleta de aproximadamente nove toneladas de gramíneas. Este ano, como foi modificada a forma de beneficiamento de sementes, pensando numa otimização do uso de maquinário para restauração em grande escala, o peso final da quantidade coletada será um pouco menor, porém a nova técnica resultará num aumento na qualidade das sementes comercializadas.

    Publicado em 08/07/2019

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30