Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Coletores do Vão do Moleque participam de 2º módulo de capacitação

    Dando continuidade ao curso sobre Coleta de Sementes Nativas, para novos coletores na comunidade quilombola Vão do Moleque, em Cavalcante (GO), a Rede de Sementes do Cerrado (RSC) e Associação de Coletores Cerrado de Pé (ACP) realizam no dia 11 de maio, o segundo módulo da formação.


    Técnica responsável pela produção de sementes da RSC, Natanna Hostmmann, explicou que no primeiro módulo o grupo aprendeu a identificar as espécies e de que forma fazer a coleta e beneficiamento, neste segundo encontro será discutido sobre os acordos coletivos de cada espécie. “Vamos levar bastante material para simular uma entrega de sementes, assim o coletor vai entender certinho como fazer desde a coleta até que as espécies cheguem a casa de sementes. A ideia é passar tanto pelos acordos coletivos, quanto pelo processo de beneficiamento até a entrega”, disse.


    No primeiro módulo o grupo estudou sobre temas como motivos da coleta, como funciona este mercado e principalmente as atividades que envolvem a base onde estão os coletores. Vale lembrar que a formação de novos coletores tem sido realizada com o apoio do FUNBIO por meio do Programa Copaíbas.


    Copaíbas
    Executado pelo FUNBIO, o Programa Copaíbas é viabilizado por recursos da Iniciativa Internacional da Noruega para Clima e Florestas. O Programa tem como objetivo contribuir para a redução do desmatamento, por meio do apoio a estratégias que promovam a conservação de florestas e áreas de vegetação nativa na Amazônia e no Cerrado, resultando também em melhores condições de vida para populações tradicionais e povos indígenas.

     

    FOTO: Cibele Santana

    Publicado em 10/05/2023

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30