Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Cerrado de Pé realiza plantio em área afetada por incêndios no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

    Presidente da Associação Cerrado de Pé, Claudomiro Almeida, durante plantio realizado no  Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Foto: André Dib (@andre_dib)
    Presidente da Associação Cerrado de Pé, Claudomiro Almeida, durante plantio realizado no Parque Nacional
    da Chapada dos Veadeiros. Foto: André Dib (@andre_dib)

     

    Respeitando todos os protocolos de segurança para evitar a contaminação da Covid-19, a Associação de Coletores Cerrado de Pé realizou, no último sábado,10, o plantio de mais de 15 espécies nativas em 1 hectare de área da nascente do Córrego dos Ingleses. A iniciativa faz parte do projeto de restauração ecológica das áreas devastadas pelos incêndios de 2017, no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e conta com o apoio de empresas privadas de transporte regular.

    A semeadura direta foi um dos métodos de plantio utilizado. Na muvuca de sementes foram usadas espécies como Copaíba, Angico-Branco, Carne-de-Vaca, Fedegosão, dentre outras. Vale lembrar que essas espécies estão na lista de sementes nativas do Cerrado comercializadas pela Rede de Sementes do Cerrado (RSC) em parceria com a Cerrado de Pé. As sementes são coletadas por pequenos produtores rurais, assentados e quilombolas do território Kalunga que integram a Associação.

    Integrante da equipe técnica do Projeto “Mercado de Sementes e Restauração: Provendo Serviços Ambientais e Biodiversidade”, desenvolvido pela RSC, a bióloga Jaqueline Orlando, que participou da ação, destaca o preparo da área para a realização do plantio. “Com os incêndios ocorridos em 2017, morreram muitos Buritis e caíram várias árvores deixando esta área suscetível à erosão e à invasão de espécies exóticas, que impedem a regeneração das mudas de espécies nativas, e ainda, produzem biomassa (quando secam) tornando-se desta forma, combustível em caso de novos incêndios. O manejo destas espécies invasoras, feito pelos brigadistas do ICMBio antes do plantio, foi fundamental para o preparo da área e contribui muito com o sucesso da restauração”, completou.

    É importante ressaltar que a comercialização de sementes nativas do Cerrado faz parte das ações do Projeto Mercado de Sementes e conta com o apoio do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF) e do Instituto Caixa Seguradora. Além da conservação ambiental, a iniciativa gera renda para cerca de 60 famílias que vivem na região da Chapada dos Veadeiros.

    Publicado em 16/04/2021

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30