Visando reconhecer a área, fazer uma avaliação logística para implantação do projeto, incluindo preparo do solo e metodologias de plantio, a equipe técnica do projeto Águas Cerratenses: semear para brotar visitou neste sábado, 06, o Projeto de Assentamento Flor da Serra, localizado no município de Planaltina de Goiás (GO).
Com 2.511,36 hectares declarados no Sistema Nacional de Cadastro Rural (CAR), a iniciativa vai restaurar 33,7 hectares de área. Especialista em restauração, de acordo com Maria Joana Valle, o objetivo é recuperar a vegetação nativa através do método de semeadura direta associado ao potencial de regeneração natural já presente no local”, disse.
A expectativa é de que as atividades sejam realizadas até 2024, com ações de preparo do solo para o controle das Espécies Exóticas Invasoras (EEI). “Por meio de implementos agrícolas como grade aradora, niveladora e glifosato vamos controlar as EEI e descompactar o solo de modo superficial com a definição das curvas de nível já presentes na área. Posteriormente, a semeadura direta será realizada com sementes de vegetação nativa da fitofisionomia de referência”, detalha a especialista.
Participaram da visita os técnicos de campo, Maria Joana Valle, Murielle Garcia, Anderson Jalles, Diodato Dionísio e Henrique dos Santos.
Sobre o Projeto
Atuando com a restauração em larga escala, o projeto Águas Cerratenses: semear para brotar busca elevar a um novo patamar a produção de sementes nativas. Nesse sentido, o projeto promove a restauração de 600 hectares de Cerrado na região Norte e Nordeste goiano e nesse processo viabilizando renda complementar as famílias coletoras de sementes.
Publicado em 10/10/2023