Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Alunos de Alto Paraíso recebem oficina ambiental sobre a conservação do Cerrado

    Iniciativa sensibiliza alunos sobre a importância do Cerrado e a necessidade de conservação desse ecossistema único

    Com o objetivo de sensibilizar crianças e jovens sobre a importância do Cerrado e sua conservação, além de destacar a necessidade de ações de restauração para garantir a sustentabilidade desse ecossistema único, a equipe do Projeto Águas Cerratenses: semear para brotar, realizou na segunda-feira, 30 de outubro, uma Oficina de Educação Ambiental. A iniciativa aconteceu na Escola Estadual Dr. Gerson de Faria Pereira, em Alto Paraíso de Goiás (GO) e reuniu mais de 100 alunos do 6º do ensino fundamental e os que integram o Programa Aprender para Avançar (APA).

    Responsável pela Educação Ambiental do Projeto, Giselle Lopes Moreira explicou que além da palestra, os educandos participaram de atividades práticas. “Começamos com a exibição da animação "Vellozia", especialmente produzida para o projeto. O desenho contextualiza o Cerrado, abordando áreas degradadas e estratégias de restauração. Em seguida, os alunos foram envolvidos em uma explanação detalhada sobre o bioma e posteriormente confeccionaram bolas de sementes. Essas bolas feitas com argila e sementes de espécies nativas do Cerrado, em que posteriormente serão dispersas na própria escola ou em áreas designadas pelos diretores”, detalhou.

    Com os resultados desta primeira atividade, a expectativa é de que o grupo consiga expandir as ações para outras escolas nos municípios envolvidos. “Os resultados deste trabalho foram instantâneos, com os alunos demonstrando grande interesse e entusiasmo pelo tema. O projeto tem planos de expandir suas oficinas para outras escolas nos municípios envolvidos, confiando no poder do conhecimento e na capacidade de multiplicação das informações adquiridas pelos alunos. A certeza é de que o aprendizado obtido será compartilhado com pais, amigos e vizinhos, aumentando a consciência sobre a importância da conservação do Cerrado e seus ecossistemas associados”, disse Giselle Moreira.

    Professor na unidade educacional, Cláudio Veríssimo enfatizou a importância da ação. “Essa atividade tem uma grande e significativa importância, além da conscientização da preservação do Cerrado e dos biomas onde nós nos encontramos, existem também os animais dessa fauna que necessitam de um lugar saudável e próprio para eles. Tal equilíbrio se dá através da conscientização de projetos iguais a este, onde coloca o estudante como protagonista de várias vidas”, concluiu o docente. Para Veríssimo, o Projeto Semear para Brotar veio para dar um olhar diferenciado quanto ao Cerrado. O Projeto Águas Cerratenses é executado pela RSC, em parceria com a Semeia Cerrado e Associação de Coletores de Sementes Cerrado de Pé (ACP).

    Publicado em 03/11/2023

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30