Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Agricultores do Cooperuaçu iniciam curso de Coleta de Sementes promovido pela RSC

     Aula prática durante o curso de Coleta de Sementes - Crédito: Thaís Souza

    A Rede de Sementes do Cerrado (RSC) em parceria com a Cooperativa dos Agricultores Familiares e Extrativistas do Vale do Peruaçu (COOPERUAÇU), iniciaram nesta segunda-feira, 29, o Curso de Coleta de Sementes para Restauração do Cerrado. Na modalidade semipresencial, a capacitação acontece até o dia 15 de setembro e tem como foco apresentar aos pequenos agricultores da região de Januária (MT), sobre todas as etapas que envolvem as sementes nativas do Cerrado, desde a coleta à comercialização, contribuindo para fomentar renda às famílias na região.


    Dividido em módulos, durante as aulas serão abordados temas como introdução a coleta de sementes, planejamento para a coleta, beneficiamento dos frutos e sementes, bem como armazenamentos das sementes e organização para a venda. Além do conteúdo teórico, está previsto para o dia 10 de setembro, uma aula de campo. As aulas teóricas do curso serão complementadas com as atividades práticas em campo que possibilitará momentos de interação entre os participantes.


    Coordenadora do projeto Restauração Inclusiva em escala no Cerrado, a técnica da RSC Jimena Mello explicou que o curso é voltado para um público específico de Cooperativas. “Nosso objetivo é ensinar o povo tradicional lá do Peruaçu as técnicas básicas para que possam se tornar futuros coletores, oferecendo conhecimento, inclusive, dos custos de produção para comercialização, além, claro, da importância deste trabalho para a preservação do meio ambiente”, pontuou a coordenadora.


    Sem custo aos produtores rurais e financiado pela Cargill, a formação será realizada pela RSC, Cooperuaçu e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

    Publicado em 29/08/2022

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30