Projeto Águas Cerratenses realiza oficinas em escolas municipais

Em um esforço contínuo para promover a conscientização ambiental e o resgate do Cerrado, o projeto Águas Cerratenses: semear para brotar tem levado oficinas educativas a escolas municipais que abrangem a iniciativa, envolvendo estudantes de diversas faixas etárias em atividades práticas e interativas. Nos últimos dias, duas unidades receberam a visita dos educadores ambientais do projeto, que proporcionaram experiências enriquecedoras e contribuíram com a formação ecológica das crianças.

Escola Municipal 15 de Julho
Localizada no Projeto de Assentamento Vale da Esperança, em Formosa (GO), na última quarta-feira, 19, a Escola Municipal 15 de Julho foi palco de uma oficina que reuniu 54 alunos do Jardim 1 ao 5º ano do Ensino Fundamental. Durante a oficina, as crianças tiveram a oportunidade de semear bolas de sementes em uma área do Cerrado que está sendo invadida por Espécies Exóticas Invasoras (EEI). A atividade prática reforçou o aprendizado sobre a flora nativa e estimulou o senso de responsabilidade ambiental entre os participantes.

Responsável pela Educação Ambiental do Projeto, Giselle Moreira contou que o deslocamento dos educadores até o local envolveu uma viagem desafiadora de 89 km em estrada de chão, mas o esforço foi recompensado pela calorosa recepção da comunidade escolar. “Apesar de Formosa não ser uma área de atuação regular para plantios do projeto, a solicitação foi feita pela escola através das redes sociais. Os educadores foram recebidos com entusiasmo pelos funcionários e alunos, que demonstraram um conhecimento impressionante sobre as espécies do Cerrado”, contou.

Escola Municipal São João Evangelista
A Oficina Bola de Sementes foi realizada também na Escola Municipal São João Evangelista, Distrito de São João Evangelista, município de São Domingos (GO). Cerca de 20 alunos com idades entre quatro e nove anos foram distribuídos em duas salas de aula: uma de pré-1 e pré-2, e outra do 1º e 3º ano do Ensino Fundamental. As atividades propostas despertaram a curiosidade e o interesse das crianças, proporcionando um aprendizado valioso sobre a importância da conservação ambiental e a biodiversidade do Cerrado.

Vellozia
Em ambas atividades os alunos tiveram a oportunidade de assistir o filme “Vellozia”. A animação conta a história de Vellozia, Ana e Miro, três personagens engajados na missão de enfrentar os desafios contemporâneos relacionados às consequências do aquecimento global. O filme não só diverte, mas também educa, transmitindo valiosas lições sobre a conservação do meio ambiente.

O Projeto
Financiado pelo Fundo Socioambiental Caixa, o projeto Águas Cerratenses: semear para brotar é executado pela Rede de Sementes do Cerrado (RSC) em parceria com a Semeia Cerrado e a Associação Cerrado de Pé.

Com o objetivo de restaurar 600 hectares de Cerrado, o projeto concentra esforços na expansão da cadeia de produção regional de sementes nativas, por meio da restauração ecológica em propriedades rurais. Com atuação nos municípios de Minaçu, Cavalcante, Teresina, Alto Paraíso de Goiás, São João da Aliança, Niquelândia, Formosa, Colinas do Sul, São Domingos, Flores de Goiás, Água Fria de Goiás, Guarani, Posse, Nova Roma e Planaltina de Goiás, a iniciativa abrange territórios quilombolas como Cavalcante e Teresina de Goiás, destacando-se a Comunidade Maiadinha, Comunidade da Capela, Comunidade Taboca, Assentamento Silvio Rodrigues, Assentamento Ezuza e Comunidade Ema.

Publicado em 20/06/2024

Realização

Image

Apoio

Image

Apoio financeiro

Image