Realização

Apoio

Apoio financeiro

Na última semana, o Assentamento Flor da Serra, localizado em Planaltina de Goiás, recebeu mais uma importante ação do projeto Águas Cerratenses: Semear para Brotar.
Técnico em restauração do projeto, Henrique Santos explicou que o trabalho foi realizado em etapas. “Preparamos o solo com o arado e agora estamos controlando as Espécies Exóticas Invasoras. Em parte da área, utilizamos herbicidas, e em outra, devido a proximidade a um campo úmido, realizamos a roçada para evitar a competição entre as plantas nativas e as invasoras”, explicou o técnico em restauração. A ação visa preparar o terreno para o plantio de espécies nativas do Cerrado, como também garantir que essas plantas possam se desenvolver.
O controle de espécies como a braquiária e o capim andropogon é fundamental para o sucesso da restauração do Cerrado, pois essas plantas invasoras competem por luz, água e nutrientes, dificultando o crescimento das plantas nativas. “Essa roçada que estamos fazendo é justamente para evitar essa competição e promover a recuperação do bioma”, completou Henrique Santos.
A área em processo de recuperação é uma Reserva Legal do Assentamento. Serão plantadas quase 34 hectares utilizando mais de 80 espécies de sementes nativas do Cerrado e cerca de duas toneladas de sementes.
Publicado em 25/09/2024