Área degradada no P.A. Mingau recebe ação de plantio

 Iniciativa é desenvolvida pela equipe do Projeto Águas Cerratenses

Localizado no município de São João da Aliança (GO), o Projeto de Assentamento (P.A.) Minguau recebeu na área de Reserva Legal, dos dias 14 a 18 de novembro, o plantio de sementes que faz parte da etapa de execução do Projeto Águas Cerratenses: Semear para Brotar. Engenheiro florestal do Projeto, Gustavo Rocha explicou que a permanência do gado na área e o plantio de capim braquiária degradaram cerca de 15 hectares. Além disso, os animais soltos acabaram danificando locais de vegetação nativa, o que seria em média 14 hectares. O P.A. Mingau possui mais de 900 hectares de Reserva Legal e destes o Águas Cerratenses vai restaurar 27 hectares.

Diante destes cenários distintos de degradação, o técnico relatou que a estratégia para controlar o capim exótico foi fazer gradagens na área que estava com a braquiária e a utilização de herbicida. “Para realização deste processo contamos com a parceria da Secretaria de Agricultura do município que foi fundamental para o tivéssemos êxito. Na outra parte, onde existe a vegetação nativa e o solo está exposto, com a enxada foram feitas covas com distância de 1,5mt uma da outra e o plantio de sementes por meio da semeadura direta. A técnica é conhecida como enriquecimento de área. Para esse enriquecimento e plantio da área gradeada, utilizamos 68 espécies de sementes entre arbustos e árvores.

O engenheiro pontuou que com as chuvas constantes, a expectativa é que em duas semanas os capins comecem as sementes de testa dura germinem a partir de duas semanas podendo chegar até um ano o processo de germinação. Segundo ele, no Cerrado muitas espécies têm dormência, porém a germinação em períodos distintos diminui e ameniza a mortalidade das plântulas. Geralmente o prazo estipulado é de até três meses para que possa ter uma ideia do sucesso do trabalho.


Cerca de 30 pessoas contribuíram com o plantio realizado no P.A. Minguau. O Projeto Águas Cerratenses é financiado pelo Fundo Socioambiental Caixa e executado pela Rede de Sementes do Cerrado (RSC), em parceria com a Associação Cerrado de Pé (ACP), Semeia Cerrado e Prefeitura de São João da Aliança.

 

 Foto: Luana Santa Brígida

O plantio de sementes que faz parte da etapa de execução do Projeto Águas Cerratenses: Semear para Brotar

Publicado em 01/12/2022

Realização

Image

Apoio

Image

Apoio financeiro

Image