Em um mês de plantio Cerrado começa a retornar no P.A. Mingau

Há pouco menos de um mês do plantio realizado por meio da técnica da semeadura direta no Projeto de Assentamento (P.A.) Mingau, no município de São João D’Aliança (GO), é possível perceber a germinação de espécies como aroeira, mirindiba, lobeira, capim fiapo, gonçalo, baru, dentre outros.

Para o plantio dos 27 hectares que serão restaurados na área de 900 hectares de Reserva Legal foram utilizadas duas técnicas, diante dos distintos cenários de degradação. Onde havia pastagem foi realizado o preparo do solo para retirada das gramíneas exóticas invasoras e nos locais de áreas nativas com solo exposto foi feito o plantio por meio de covetas, técnica conhecida como como enriquecimento de espécies de Cerrado na área.

Em uma visita à área, o técnico de campo, da Associação Cerrado de Pé (ACP), Claudomiro Cortes, conta que é possível identificar inúmeras espécies que já brotaram.  “Estou visitando a área que estamos restaurando e a gente vê nascendo muita, muito mesmo das sementes que plantamos”, relata entusiasmado. Clau, como é conhecido cita espécies como aroeira, mirindiba, lobeira, capim fiapo, brinco de princesa, capim colonião, Gonçalo e baru como algumas das espécies que já germinaram no local.

No plantio realizado no P.A. Mingau mais de 60 espécies entre árvores, arbustos e gramíneas foram utilizadas para restauração da área. Executado pela Rede de Sementes do Cerrado (RSC), em parceria com a Semeia Cerrado e ACP, a iniciativa faz parte do Projeto Águas Cerratenses: Semear para Brotar, que tem como foco a restauração de 800 hectares de áreas degradadas até 2024.  

Publicado em 13/12/2022

Realização

Image

Apoio

Image

Apoio financeiro

Image