Durante evento de produtores, equipe do projeto Águas Cerratenses destaca a importância da regularização ambiental
Dando continuidade as ações do projeto "Águas Cerratenses: semear para brotar", a equipe técnica participou em São João D’Aliança de uma ação realizada pela Prefeitura e Câmara de Vereadores, que reuniu inúmeros proprietários rurais.
O encontro promovido pelo Executivo, teve como foco apresentar aos produtores rurais uma proposta da Rota da Fruticultura (Coperfrutas), que visa a produção de frutas, de diversas variedades, na região.
De acordo com Anderson Jalles Cavalcante, coordenador de campo, a iniciativa é uma oportunidade para ampliar contatos com os produtores rurais e aproximar dos gestores, bem como representantes dos órgãos responsáveis pela fiscalização das Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal.
Coordenadora do projeto Águas Cerratenses, Alba Cordeiro, explicou que após estre contato com os produtores, as próximas ações serão voltadas às visitas in loco para o levantamento das áreas.
O artigo 16, da Lei 12.651/2012 - conhecida como Código Florestal - determina que, no Bioma Cerrado, toda propriedade rural tenha no mínimo 20% da sua área preservada. Portanto, está em desacordo com o Código toda propriedade com conversão do uso do solo superior a 80%, podendo sofrer diversas sanções.
Neste contexto, o projeto "Águas Cerratenses: semear para brotar" contribuirá com iniciativas que resultará na restauração de 800 hectares de Cerrado, para que os proprietários rurais promovam a regularização e adequação ambiental de seus imóveis.
Publicado em 14/10/2022