Conheça Vellozia: a animação que inspira crianças na conservação do Cerrado
Nesta quarta-feira, dia 20, a Rede de Sementes do Cerrado (RSC) apresentou ao público o curta-metragem de animação "Vellozia". Idealizado pela educadora ambiental e bióloga Giselle Moreira, o desenho surgiu da necessidade de preencher uma lacuna na abordagem pedagógica sobre o Cerrado. A história envolvente, protagonizada por uma menina negra com poderes mágicos, busca engajar as crianças na restauração ambiental. A narrativa acompanha as aventuras de Vellozia, Ana e Miro, que enfrentam desafios relacionados às consequências do aquecimento global e por meio da observação e aprendizado com a natureza, desenvolvem tecnologias para resolver problemas ambientais e compartilhar ensinamentos com os adultos, destacando a importância da conservação.
Parte das atividades de educação ambiental realizadas do Projeto Águas Cerratenses: semear para brotar, o curta é uma poderosa ferramenta de conscientização e transformação. É o que afirma a Coordenadora do projeto, Alba Cordeiro ao explicar que o propósito central da animação sempre foi proporcionar um recurso educativo valioso para as escolas. “ Estamos entusiasmados em ver tantas instituições e pessoas interessadas em incorporar o filme em suas agendas escolares. Desde o lançamento temos recebido muitos feedbacks, destacando a qualidade da animação, a riqueza da história e o potencial educativo do conteúdo”, destacou.
A Coordenadora ressalta ainda que o projeto tem sido procurado por diversas instituições interessadas na realização de oficinas e na utilização do curta como ferramenta de educação ambiental. “Esse feedback positivo reforça a ideia de que estamos no caminho certo, consolidando um projeto que vem sendo construído com muito carinho e dedicação ao longo dos últimos meses, em colaboração com diversos parceiros”, acrescenta Alba Cordeiro.
O lançamento de Vellozia representa um marco importante na conscientização e na educação ambiental de crianças e adultos.
LINK: https://www.youtube.com/watch?v=gRQM8A3jwlQ&ab_channel=Vellozia
O Projeto
Com o objetivo de restaurar 600 hectares de Cerrado, o Projeto Águas Cerratenses concentra esforços na expansão da cadeia de produção regional de sementes nativas, promovendo a restauração ecológica em propriedades rurais. A iniciativa abrange diversos municípios e territórios quilombolas, envolvendo a comunidade local em ações de educação ambiental.
Financiado pelo Fundo Caixa Socioambiental, o projeto é executado pela Rede de Sementes do Cerrado em parceria com a Semeia Cerrado e a Associação de Coletores Cerrado de Pé. O Águas Cerratenses representa um passo importante para a conservação do Cerrado, com grandes resultados já alcançados nos primeiros anos de execução. Em 2023, foram restaurados aproximadamente 225 hectares, evidenciando o impacto positivo do projeto na conservação desse bioma tão importante para o Brasil.
Publicado em 21/03/2024