Com a chegada das chuvas, equipe técnica do Águas Cerratenses inicia etapa de preparação para os plantios

Com a proximidade das chuvas, a equipe técnica do Projeto Águas Cerratenses: Semear para Brotar intensificou o trabalho de logística e planejamento para dar início ao plantio de mais de  215 hectares nas áreas selecionadas. Essa fase de preparação é fundamental para garantir que todo o processo ocorra dentro das melhores condições climáticas e de infraestrutura.

Coordenadora do Projeto, Alba Cordeiro explicou que a iniciativa segue um cronograma detalhado, no qual cada área de plantio é cuidadosamente planejada. “Antes do plantio, a equipe realiza uma série de atividades logísticas, que envolvem o transporte de materiais, ferramentas e sementes para locais estratégicos próximos das áreas de plantio. A coordenação técnica se responsabiliza por fechar toda a logística local, assegurar a organização das equipes e, ainda, fazer o armazenamento adequado das sementes”, detalhou.

O plantio, que deve ser realizado entre os meses de novembro e dezembro, depende diretamente das condições climáticas. Por isso, a equipe monitora constantemente o período de chuvas, ajustando o calendário para otimizar os resultados. “Temos uma equipe que está em campo agora direto, levando as sementes, armazenando-as nos locais mais próximos onde vamos plantar e organizando toda essa parte de equipamento e ferramentas”, salienta a coordenadora.

O plantio é programado para ocorrer em fases, com uma sequência organizada para que as equipes técnica e de campo, incluindo colaboradores locais, atuem de forma coordenada. Essa preparação é fundamental para garantir que o solo e as áreas estejam em condições ideais para o recebimento das sementes, promovendo uma restauração efetiva do Cerrado com a chegada das chuvas.

Calendário de atividades

Conforme o calendário de atividades, nos meses de novembro e dezembro receberão ações de plantio áreas no Parque Estadual Terra Ronca (PETER), em São Domingos; em Alto Paraíso de Goiás o Parque Municipal do Preguiça e as propriedades privadas São Bento e Hy Brasil; O Assentamento Flor da Serra em Planaltina de Goiás. 

 

O Projeto

Financiado pelo Fundo Socioambiental CAIXA, o Projeto “Águas Cerratenses: semear para brotar” é executado pela Rede de Sementes do Cerrado em parceria com a Semeia Cerrado e a Associação de Coletores Cerrado de Pé. A iniciativa visa a restauração de 600 hectares de Cerrado, por meio do fortalecimento da cadeia de produção de sementes nativas de base comunitária para geração de renda familiar, bem como a sensibilização e envolvimento das propriedades rurais.

 

 

Publicado em 05/11/2024

Realização

Image

Apoio

Image

Apoio financeiro

Image