Animação Vellozia é selecionada para a 13ª Edição da Mostra do Circuito Tela Verde
Promovida pela Rede de Sementes do Cerrado (RSC), por meio do projeto Águas Cerratenses: semear para brotar, a animação “Vellozia” está entre as 48 produções audiovisuais selecionadas para a 13ª Edição da Mostra do Circuito Tela Verde (CTV), uma iniciativa promovida pelo Departamento de Educação Ambiental e Cidadania do Ministério do Meio Ambiente (MMA).
A animação nasceu da necessidade de preencher uma lacuna na abordagem pedagógica sobre o Cerrado nas escolas. A personagem principal, Vellozia, uma menina negra com cabelos volumosos e olhos curiosos traduz a representatividade das mulheres coletoras de sementes nativas que atuam na cadeia da restauração ecológica inclusiva e de base comunitária. "A animação narra as aventuras de Vellozia, Ana e Miro, personagens imbuídos da missão de enfrentar os desafios contemporâneos associados às consequências do aquecimento global. Os protagonistas observam atentamente a natureza, interagem com animais e plantas, desenvolvem soluções inovadoras e, de maneira lúdica, ensinam aos adultos como resolver os problemas relacionados ao meio ambiente. Além de entreter, a proposta do curta instiga a reflexão e a promoção de ações concretas para mitigar as mudanças climáticas”, detalha a bióloga e educadora ambiental, Giselle Moreira, que é uma das autoras da história que deu vida à animação.
Comemorando a escolha do desenho na 13ª Edição da Mostra do Circuito Tela Verde (CTV), a Coordenadora do projeto Águas Cerratenses, Alba Cordeiro, ressalta a riqueza da história e o potencial educativo do conteúdo. “ A Vellozia é uma animação em que os espectadores têm a oportunidade de absorver valiosas lições sobre a importância da conservação ambiental. É muito gratificante para nós e para todos os parceiros envolvidos no projeto ver o curta tendo esse destaque em iniciativas como essa do Ministério do Ambiente”, acrescentou.
Vice-presidente da RSC, Anabele Gomes enfatiza a felicidade da equipe em ser selecionada em um projeto de tamanha magnitude. “Vellozia foi pensada para trazer o Cerrado e as pessoas que vivem neste bioma destacando o potencial das comunidades que trabalham na coleta de sementes e na restauração ecológica. É importante destacar o protagonismo dessas pessoas que se reconhecem do Cerrado e atuam de forma efetiva na conservação do bioma. Para nós é fundamental trazer isso a público para que a sociedade conheça mais sobre este rico bioma e entenda a importância da restauração feita de árvores, capins e arbustos”, destacou.
A gestora lembra ainda, que além de destacar sobre a flora, a animação aborda sobre a diversidade na fauna. “Ter a oportunidade de mostrar isso no Circuito Tela Verde é o que nós tanto queríamos e estamos imensamente felizes de que estamos no caminho certo”, concluiu Anabele Gomes ao destacar que esse reconhecimento reflete o compromisso da RSC com a sustentabilidade e a conservação da sociobiodiversidade do Cerrado.
O Projeto
Financiado pelo Fundo Socioambiental CAIXA, o Projeto “Águas Cerratenses: semear para Brotar é executado pela Rede de Sementes do Cerrado em parceria com a Semeia Cerrado e a Associação de Coletores Cerrado de Pé. A iniciativa visa a restauração de 600 hectares de Cerrado, por meio do fortalecimento da cadeia de produção de sementes nativas de base comunitária para geração de renda familiar, bem como a sensibilização e envolvimento das propriedades rurais.
Por meio das ações de restauração de áreas degradadas, a iniciativa já recuperou mais de 370 hectares de Cerrado, marcando uma grande conquista na trajetória de conservação ambiental. O projeto atua nos seguintes municípios do estado de Goiás: Minaçu, Cavalcante, Teresina de Goiás, Alto Paraíso de Goiás, São João da Aliança, Cavalcante, Niquelândia, Colinas do Sul, São Domingos, Flores de Goiás, Água Fria de Goiás, Guarani, Posse, Nova Roma e Planaltina de Goiás.
CVT
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) anunciou a seleção de 48 vídeos para a aguardada 13ª edição do Circuito Tela Verde (CTV), um evento que aborda temas cruciais como florestas, biodiversidade, povos e comunidades tradicionais, e meio ambiente urbano. Os filmes escolhidos passaram por um criterioso processo de seleção, considerando a conformidade com a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e a qualidade técnica de som e imagem.
Publicado em 18/04/2024