Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Semeadura Direta: Técnica, benefícios e eficiência nos resultados

    Semeadura Direta é o nome dado a técnica de plantio em que as sementes são colocadas diretamente no solo, popularmente conhecido como ‘muvuca’. Trata-se de sistema utilizado para restaurar os estratos herbáceos, arbustivos e arbóreos do Cerrado.

    No entanto, a eficiência desta técnica para atingir bons resultados depende de vários fatores. Um deles, são as condições mínimas do solo para que ocorra a geminação das sementes e, consequentemente, o crescimento e estabelecimentos delas.

    Considerada uma atividade sustentável, já que disponibiliza um número maior de matéria orgânica e de diversidade de plantas, a semeadura direta tem várias vantagens tais como: a manutenção da qualidade do solo e das espécies, a redução de emissão de gases do efeito estufa e da perda de água por evaporação e o controle da erosão.

    Além de todos esses benefícios ao meio ambiente, a semeadura direta tem um   custo menor se comparado a outros métodos de plantio. É o que explica o Coordenador do Projeto Mercado de Sementes e Restauração: Promovendo Serviços Ambientais e Biodiversidade”, Alexandre Sampaio. “Várias espécies são misturadas, com base em um estudo feito na área da restauração, e como o auxílio do trator fazemos a semeadura direta, em que são espalhadas várias espécies de árvores, arbustos de gramíneas. Esta técnica oferece inúmeras vantagens comparadas ao plantio de mudas, além de ser mais rápido e ter baixo custo”, salienta Sampaio ao ressaltar que a técnica tem sido utilizada para a restauração de áreas degradadas do Cerrado é a muvuca de sementes.

    Vale lembrar que, por meio desta técnica, a Rede de Sementes do Cerrado (RSC) tem colaborado na restauração deste importante bioma. A RSC realiza a comercialização de sementes de 71 espécies de plantas nativas do Cerrado. A coleta destas sementes é feita, principalmente, na região da Chapada dos Veadeiros (GO), pelos coletores da Associação Cerrado de Pé.

    Para conferir os preços e tipos sementes comercializadas pela Rede, acesse: bit.ly/encomendasdesementes

    Publicado em 29/05/2019

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30