Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Projeto em execução, com apoio da Fundação Boticário: estudos para criação de UC municipal

    Iniciamos um diagnóstico ambiental da área de estudo em Santa Filomena, PI, a fim de identificar os principais elementos do meio biótico, físico e socioeconômico.
    A criação da UC na categoria de Parque Natural Municipal de Uso Integral Balneário Atalaia na micro bacia do córrego Atalaia, afluente do rio Parnaíba destina-se a: preservar as APPs, as nascentes e os mananciais, a flora e a fauna regional. http://www.fundacaogrupoboticario.org.br/pt/o-que-fazemos/editais/pages/apoio-projetos-detalhes.aspx?identificador=1074_20162
    Santa Filomena localiza-se no bioma Cerrado no sudoeste do Estado do Piauí. Com cerca de 6.153 moradores, o município é atravessado pelo rio Parnaíba. A abundância de água e chapadões planos torna a cidade não só uma importante área de lazer, um balneário para a população local e turistas, mas também a configura como uma região de especulação fundiária e expansão do agronegócio . O município tem uma produção expressiva de soja, arroz e algodão e a falta de planejamento pode levar a um ciclo irreversível de esgotamento do solo e de degradação dos mananciais. Segundo esse contexto, a criação de um Parque vai de encontro a uma demanda que já pode ser considerada emergencial no que diz respeito à garantia dos espaços de convivência e a preservação do patrimônio natural do município. Assim a manutenção das belezas cênicas será assegurada, bem como a contenção da ocupação desordenada do solo na micro bacia, podendo ainda, conciliar com a utilização para fins científicos, técnicos e sociais.
    Equipe Técnica responsável:
    ALBA ORLI DE OLIVEIRA CORDEIRO (coordenadora)
    ADALBERTO CHAVES RODRIGUES
    ANDRÉA BRAGA DE LIRA
    FABRICIA CONCEIÇÃO MENEZ MOTA
    GEORGIA MOUTELLA JORDÃO
    MARIZETE CHAVES DE CERQUEIRA

    Publicado em 21/03/2017

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30